Mesmo em período de dez dias de férias, o prefeito Airton Artus (PDT), continua sendo fonte de importantes notícias. Em entrevista para a repórter Letícia Wacholz para a Folha no feriadão, Airton fez duas revelações. Uma confirmando que pretende cumprir seu segundo mandato de prefeito até o fim, em 2016, praticamente descartando uma possibilidade de concorrer a deputado em 2014, como já adiantado na coluna há tempos atrás.

Nos bastidores ouço que Artus é nome forte para uma secretaria estadual de Saúde. Faz sentido. Tem liderança política entre os prefeitos do PDT, partido que o PT, de Tarso Genro, quer manter a todo custo na coligação de governo, e tem conhecimento da área como médico. Se o PDT for de Fortunatti para o Piratini, Airton é nome mais forte ainda.

Mas enquanto o quadro eleitoral está em discussão, Airton Artus quer liderar uma outra proposta. Criar a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco, como mais uma entidade em defesa da importância social e econômica do produto para a região. Como prefeito de Venâncio Aires, município que mais produz tabaco no Brasil, uma iniciativa oportuna e legítima do prefeito Airton, que hoje é atuante representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco em Brasília.

Por falar em representação, antes de sair em férias Artus me disse em tom positivo que nesta legislatura a Amvarp está mais forte politicamente. Cita Telmo Kirst (PP), prefeito de Santa Cruz, que foi deputado federal de vários mandatos, secretário estadual, presidente da Corsan, e que dispensa apresentações. Mas Artus cita como nova liderança qualificada que surge, o prefeito de Rio Pardo, empresário Fernando Schwanke (PMDB).