Selvino Heck ao enviar a sua coluna semanal:
Três rápidos comentários. Continuo sem tempo. A prova está em que envio a coluna ao meio dia, no intervalo da reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, e ainda não almocei.
1 – O temor maior atual no governo é a situação da economia. Os ventos do norte estão soprando em forma contrária. A crise europeia, e agora também, a diminuição do crescimento da China, levam a temores e às medidas anunciadas nos últimos dias. Nada de pânico, mas muito cuidado. A presidenta Dilma, que é economista, sabe ler na frente e tomar as medidas, com coragem, antes de os ventos do norte ficarem mais fortes e contrários. Vamos ver se dá tudo certo, mas até o segundo semestre pelo menos as dificuldades vão continuar.
2 – Haverá vetos no projeto de Código Florestal aprovado pela Câmara. Talvez o anúncio saia hoje. Não se sabe se haverá veto total – provavelmente não, embora esta possibilidade tenha crescido nos últimos dias -, ou vetos localizados. O que é certo que serão protegidos os agricultores familiares. é um tema delicado antes da Rio+20.
3 – Hoje à tarde será discutido no Consea o Plano Safra 2012/2013, com presença do ministro Pepe Vargas. As primeiras informações são positivas: ampliação de recursos e medidas de apoio à agricultura familiar.