No meio do ano, quando participei da assembleia anual da Unisc, onde foram prestadas contas e anunciados novos projetos da universidade do Vale do Rio Pardo para 2013, o reitor Vilmar Tomé falou da proposta ambiciosa para Venâncio Aires, de investir alto no Parque Tecnológico junto ao campus local.

Nesta semana aconteceu um encontro da reitoria da Unisc com o governo municipal para tratar de um convênio entre município e universidade para instalação do Parque Tecnológico em área de cinco hectares junto ao campus de Venâncio. Na assembleia a reitoria revelou que o foco principal do Parque será o polo metalmecânico que se criou na Capital do Chimarrão. No encontro, onde esteve o vice-prefeito Giovane Wickert, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawal, incluiu o ramo de alimentação como outro campo de interesse.

é um projeto que está em fase inicial, mas tenho plena convicção de que poucas pessoas ainda conseguem dimensionar a real importância desta proposta que começa a ser traçada. E como o prefeito Airton Artus, que está na Coreia, é entusiasta da tecnologia, terá quatro anos do seu segundo governo para fazer sair do papel este projeto futurista. é a aproximação maior da universidade com a comunidade, com pesquisa e parceria com empresas para desenvolver tecnologias.

O Vale dos Sinos hoje é o melhor exemplo deste desenvolvimento tecnológico. E a Unisinos está no centro disso.