Com a viagem do governador Tarso Genro (PT) para Cuba e Europa, e do vice Beto Grill (PSB) para a Argentina, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB) assume o governo do Estado até domingo. Tarso reassume na segunda-feira.
Em Venâncio não está descartada uma situação parecida. O prefeito Airton Artus comentou dia desses que pensa em fazer uma homenagem ao vereador Paulo Mathias Ferreira (PMDB), que não concorreu a reeleição depois de oito mandatos consecutivos de vereador. O prefeito Airton (PDT) e o vice Giovane Wickert (PT) precisariam estar fora do Estado para que o presidente da Câmara de Vereadores assumisse o cargo de prefeito. Como a sede administrativa da prefeitura está em reformas, setor por setor, Paulo assumiria a prefeitura durante a reforma do gabinete do prefeito, em gabinete provisório instalado no antigo prédio da Folha do Mate, alugado pelo município e transformado em anexo do Centro Administrativo.
Seria uma merecida homenagem ao advogado Paulo Ferreira pela sua vida pública de vereador. Mas pelo que sei, isso ainda é só uma possibilidade admitida pelo prefeito Airton. Que pode ou não acontecer.
No mandato anterior, quando o então vice-prefeito Airton Artus (PDT), após se afastar do governo, não assumiu o cargo numa viagem do prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), o então presidente da Câmara, vereador Eduardo Kappel (PSDB) assumiu a prefeitura.