Outros institutos de pesquisa já tinham detectado o quadro, e agora o Instituto Methodus, em pesquisa liberada para os jornais da Associação dos Diários do Interior – ADI, atualiza a evolução do quadro, conforme números divulgados na reportagem de ontem.
Dilma mantém a dianteira folgada pela reeleição no RS, na casa dos 40% de intenções de voto. O que surpreende é Marina Silva ser a segunda em intenções de voto. Somente em terceiro aparece Aécio Neves e em quarto Eduardo Campos.
Para o Piratini, a pesquisa mostra que aumenta a vantagem da senadora do PP, Ana Amélia Lemos, para o governador Tarso Genro, que tenta a reeleição. A diferença pró Ana Amélia já é de 7%.
Como diria um amigo gaudério, ‘está preteando o olho da gateada” para Tarso Genro. A retomada dos pedágios, tida como ‘carta na manga’ para a reeleição, mostra que foi um ‘tiro no pé’ em números. Aumentou a preferência pela senadora do PP.
Para o senado a pesquisa mostra o favoritismo do advogado e jornalista da RBS, Lasier Martins, natural aqui de Vale Verde, que concorre pelo PDT. Tende a ser o novo representante gaúcho no Senado. E penso que será um bom senador, se colocar em prática todas as teses que defendeu como comunicador.
Na edição de hoje está a segunda parte da pesquisa, com avaliação de governo. Tarso tem só 26,7% de aprovação e Dilma 33,7% no RS. é pouco.
A pesquisa mostra que 58,6% dos gaúchos, que ainda não reelegeram governador, não querem a reeleição de Tarso.