No sábado saiu a segunda pesquisa Methodus para a Folha e Terra, mostrando a intenção de votos dos candidatos a prefeito e as citações para vereador, em Venâncio, no meio da campanha. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), candidato à reeleição, segue liderando, mas teve um recuo de 5 pontos percentuais na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Ele tinha 43,3% na pesquisa de 31 de agosto e agora tem 38,3%. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) tinha 23,3% e agora tem 18,5%, recuando 4,8 pontos. O empresário Maciel Marasca (PP) foi o único candidato que cresceu, passando de 19,3% para 28,5%. Ele subiu 9,2 pontos e reduziu a distância para Jarbas, de 24 pontos na primeira pesquisa, para 9,8 pontos nesta segunda. Cândido Faleiro (PT), que tinha 1,8% na primeira pesquisa, baixou para 1% agora. Os indecisos seguem na casa dos 10%. Eram 10,3% na primeira pesquisa e 9,8% na segunda.
Para vereador, alguns nomes se repetiram como mais citados pelos eleitores, mas 50% dos entrevistados na pesquisa disseram ainda não ter definido voto. Isso mostra que na reta final os candidatos vão andar por todo município para convencer o eleitor para ser seu representante no Legislativo.
A divulgação da pesquisa, depois da meia noite de sexta, no impresso, no rádio e nas plataformas digitais da Folha e Terra, mexeu com as campanhas. A maior reação foi da campanha do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que amanheceu ocupando o centro da cidade, com uma caminhada visitando o comércio, com bandeiras e muita gente acompanhando o prefeito e a vice Izaura Landim (MDB). O deputado estadual Airton Artus (P|DT, único prefeito até hoje reeleito em Venâncio, em 2012, participou de reunião da coordenação e das atividades de rua da campanha. Nas redes sociais, em vídeo, Jarbas reforça que não é nem de direita nem de esquerda e mostra sua relação institucional com os presidentes Bolsonaro e Lula. O vídeo é resposta à campanha de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), que se colocam como candidatura de direita e referem Jarbas como sendo de esquerda, assim como Cândido Faleiro (PT) e Giovane Wickert (PSB), além de referir que os três estavam juntos nos últimos 20 anos de governos de esquerda em Venâncio.

Deputado Airton Artus presente na campanha de Jarbas e Izaura. (Foto: Divulgação)

O domingo foi de bandeiraços e muito colorido no centro da cidade, com as três principais campanhas se superando em número de participantes e no entusiasmo. Marasca com o amarelo, Jarbas com o roxo e Giovane com o azul. Cândido faz o seu bandeiraço vermelho, com bem menos gente que as outras três campanhas, na frente da Cléris Calçados.
Faltando três semanas para o dia da eleição, em 6 de outubro, as campanhas vão aumentar o ritmo de atividades e buscar convencer o eleitor de que a sua proposta é a melhor para governar Venâncio nos próximos quatro anos.

Notinhas

  • Advogados da campanha de Jarbas da Rosa (PDT), Luciano Dutra e Fernando Ferreira Heissler, ingressaram ontem no TSE com pedido de acesso ao banco de dados da pesquisa Methodus divulgada sábado na Folha. Estão à disposição.
  • Campanha de Maciel Marasca (PP) recebeu ontem a visita do deputado federal Afonso Hamm, natural de Bagé, que seguidamente visita Marasca, quando passa pela RCS-287. O PP estadual, depois da pesquisa de sábado, vai olhar mais para a eleição de Venâncio.
  • Campanha de Giovane Wickert (PSB) produziu novo vídeo onde ele conversa com seu filho Augusto, 12 anos, mostrando obras que o pai fez como vice-prefeito e como prefeito, que melhoraram a vida das pessoas, e se apresenta para fazer mais.
  • Cândido Faleiro (PT) acredita no voto silencioso do eleitor nas urnas no dia 6. Disse ontem que recebe manifestações de eleitores que tem medo em abrir seu voto no PT.