O seu primeiro governo e a reeleição com ampla aprovação, transformam o prefeito Airton Artus na maior liderança política de Venâncio hoje. Ganhou também espaço regional pela sua imposição em defesa da produção de tabaco. Como prefeito representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco, Artus se colocou como um dos principais líderes regionais para defender a cadeia socioeconômica perante os antitabagistas.
A presença de Artus em Seul, na Correia do Sdul, onde na COP5 acabaram sendo aceitos pontos que ele vem defendendo, fortalece ainda mais seu nome, especialmente junto à indústria do tabaco e representantes dos produtores. Já ouvi de um dirigente de empresa que Airton Artus é o perfil de político que o setor e a região precisam como representante, pela sua postura pessoal e política que agrada.
Artus foi reeleito com a maior diferença de votos da história política de Venâancio. Revelou que vai cumprir seu mandato até o final, pois para isso foi reeleito nas urnas. Mas nos bastidores cresce o espaço e a pressão que virá para que concorra a deputado em 2014. A região e o setor do tabaco prefere Artus como federal, mas é uma empreitada difícil. Se bem que quem teve a coragem de, como vice-prefeito rejeitar uma reeleição segura ao lado do prefeito Almedo, para enfrentar nas urnas o próprio prefeito, em terceiro mandato, e o outro ex-prefeito de dois mandatos Glauco Scherer, e vencer os dois, demonstra quem tem força a carisma politico.
No âmbito local a discussão de bastidores é de Airton concorrer a deputado estadual em 2014, aproveitando este momento de alta em Venâncio e na região, com a reeleição por ampla maioria e esta vitória em defesa da produção de tabaco. Seria aproveitar o ‘cavalo encilhado que passa’ e que pode não passar novamente.
Uma candidatura que interessaria ao PT, pois em caso de candidato a deputado, Airton teria que renunciar ao mandato, e o vice Giovane Wickert assumiria a prefeitura até 2014. O PT trocaria o mandato de dois anos de prefeito para Giovane por um opoio incondicional à Airton Artus como candidato a deputado pelo PDT?
Tudo isso está em avaliação. Mas é também, até agora, somente especulação. O que existe de fato é que Artus quer cumprir seu segundo mandato de prefeito. Ainda mais com o episódio Serra, que concorreu a prefeito em São Paulo e pagou o preço de ter renunciado ao mandato em governo anterior, para concorrer a Presidente. As urnas cobram.