O prefeito Airton Artus chegou no sábado a noite de sua viagem de quase duas semanas à China, para onde viajou a convite da empresa XCMG, uma das maiores fábricas de máquinas pesadas do planeta, em Xuhzou. Ele foi acompanhado de Angélico Rocha, diretor da GRA Máquinas, empresa local que é representante da XCMG para o Sul do Brasil. Na mala, além de conhecimentos de outra realidade, que abrem horizontes, Airton traz projeto de instalar em Venâncio uma fábrica da XCMG no Sul do Brasil. Hoje existe uma fábrica em Minas, uma segunda está sendo construída no Pernambuco e uma terceira será erguida no Sul em dois anos. Artus sonha em instalar este empreendimento multinacional em Vila Estância Nova, na área onde está instalada a Colônia Penal Agrícola, que vai ocupar 20ha para o novo presidio fechado, que está em construção, e destinará o restante do 90ha ao Município para expansão industrial.

Ontem a tarde Airton foi ao Palácio Piratini. Levou uma carta assinada, relatando ao governador Tarso Genro a viagem e uma carta assinada pelo presidente da estatal chinesa XCMG, Wang Min, convidando Tarso, que vai à China dia 29 de novembro em missão oficial do governo gaúcho, para conhecer a sede da empresa.

Se Airton conseguir trazer a fábrica, e se habilitou a isso, vai ser a ‘cereja do bolo’ do segundo mandato, que é bem avaliado, conforme pesquisa realizada em agosto.