O prefeito Airton Artus (PDT) tem passado dias tensos. Com a distribuição dos carnês do IPTU, aumenta a pressão popular que considera injusto o aumento na média de 100% numa taca só e não de forma escalonada ao longo dos anos.
Artus sabia que enfrentaria essa situação adversa, mas se mantém firme e tem seus argumentos. Desde 2009 vem propondo a atualização da planta de valores, mas sempre esbarrou na maioria de oposição na Câmara, comandada pelo PMDB, PTB e PP, que rejeitou as propostas. Quatro anos se passaram e o Tribunal de Contas continua cobrando a atualização da planta de valores dos imóveis. Agora, com maioria governista, Artus aprovou a atualização e paga a conta política.
Isso que a reavaliação de imoveis ficou em 70% do valor real, na média. Veja no seu carnê o valor do seu imóvel. é o valor real? Até pode existir algum, mas a quase totalidade está abaixo do seu valor real.
Em café da manhã com a imprensa nesta semana, o prefeito disse que tomou uma decisão impopular que vai beneficiar os próximos prefeitos.
Com oito anos em dois mandados, como primeiro prefeito reeleito em Venâncio, Artus vive uma experiência política que ninguém ainda teve, de tocar dois governos seguidos. No café com a imprensa ele também citou que não vai deixar ‘seu time’ se acomodar, como é normal nos governos reeleitos, onde tudo vira calmaria. Artus reafirmou que em março fará mudanças no governo. “Vai ficar quem realmente vestir a camisa”, disse. Ele criticou a presença de apenas três secretários e três vereadores na abertura do Natal, quando uma multidão de milhares de pessoas esteve na Travessa São Sebastião.