O prefeito Airton Artus (PDT) não defende o tabaco só no discurso. Assumiu no seu primeiro mandato, a posição de prefeito representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco em Brasília, marcando posição forte em defesa do produtor, apresentando a realidade e importância econômica e social para a região. Artus já foi à Correia na COP5 e agora vai à COP6 em Moscou, na Rússia, de 13 a 18 de outubro.O evento mundial que debate os rumos da Convenção Quadro para o Controle de Tabaco a cada dois anos, é promovido pela Organização Mundial de Saúde e nesta edição não se mostra tão ameaçadora à produção. Mas Artus alerta que é preciso se manter alerta e presente no debate. Airton é o primeiro prefeito a confirmar presença na COP6, ao lado do presidente do Sinditabaco, Iro Schünke.
A Folha do Mate também vai estar presente COP6. O jornalista multimídia Guilherme Siebeneichler estará viajando para Moscou, para informar à audiência da Folha do que estará em debate por lá, pelas páginas diárias do jornal, pelo site e pelo rádio, nos programas em parceria com a Interativa FM 98,1.
Nesta semana Artus esteve na Expointer com o documento pró-tabaco para entregar aos três presidenciáveis que passaram pela feira. Marina Silva na quinta, Dilma e Aécio na sexta. Com fotos, tabelas e indicadores econômicos e sociais, o documento entregue aos presidenciáveis, defende o setor e busca garantir a manifestação clara dos candidatos sobre o que eles pensam para o futuro do tabaco no Brasil.Artus, que é médico, sabe o mal que o cigarro faz à saúde, mas sabe a importância da produção do tabaco para mover a economia do Vale do Rio Pardo.