Vereadores de oposição criticaram, na semana passada, o uso demasiado do espaço da Tribuna por secretários municipais, insinuando ser estratégia para tirar espaço dos vereadores de oposição para se manifestarem da Tribuna.
Igual à Legislatura anterior, quando o prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB), ocuparam muitas vezes a Tribuna para falar de projetos do governo, deixando a oposição sem espaço de manifestação, o que gerava muitas cobranças.
Quem ontem apoiava isso hoje reclama. Quem ontem reclamava, hoje apoia. É da política. Entendo que deva reinar uma regulação de bom senso. É importante prefeito, vice, secretários irem ao Legislativo para falar sobre ações de governo. Algumas vezes é a oposição que convoca agentes do governo para prestar esclarecimentos. Isso é salutar. Mas sou contra o uso da Câmara, propositalmente, para ‘calar’ a oposição. E isso as vezes acontece, sim.
Sugestões do PDT ao IPE Saúde
A bancada do PDT na Assembleia esteve reunida na terça, 25, com o secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, no Palácio Piratini, para apresentar contribuições no debate sobre soluções para o IPE Saúde. O PDT é partido da base do governo Eduardo Leite (PSDB) – Gabriel Souza (MDB). Airton Artus, vice-líder da bancada, médico, foi voz ativa no encontro. «Nossa bancada entende que deve haver uma reestruturação do IPE Saúde. Porém entregarmos ao governo um documento com sugestões para amenizar os custos com dependentes para os que ganham menos. Também sugerimos isenção para dependentes com necessidades especiais”, resumiu Artus depois da reunião, conforme mostra matéria nesta edição.
Notinhas
- Ricardo Silberschlag, diretor da Folha e Terra, foi eleito na terça, 25, presidente da Associação dos Diários do Interior do RS (ADI-RS), que passa a se chamar ADI Multimídia, pois reúne agora 30 grupos de comunicação do interior, com plataformas do impresso, rádio e digital. Presidi a ADI RS em dois mandatos, entre 2015 e 2017.
- Donato Bergmann, servidor aposentado da Corsan, filho do ex-vereador por 11 mandatos consecutivos, Wilmuth Bergmann, esteve aqui na terça, 25. M disse que vê com bons olhos a possibilidade de o ex-vereador Alexandre Wickert ser candidato a prefeito pela direita, no PL. Donato, filiado ao PP, apoia a ideia de criar uma rota turística de micro cervejarias em Linha Isabel, como sugere Alexandre. “Precisamos desenvolver mais o nosso interior”, defende Donato, apontando também para a necessidade de mais produção de alimentos. Ele contou que a família Bergmann terá uma candidatura à Câmara de Vereadores na eleição de 2024. Mas não será ele, que concorreu em 2008 e ficou na suplência do PP com 570 votos, quando foram eleitos 10 vereadores.
- Secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou nesta semana que os hospitais de Estrela e Encantado passam a ser referência em atendimento em traumato-ortopedia. Em Estrela de média e alta complexidade e em Encantado de média complexidade. Era uma reivindicação de 30 anos e agora o Vale do Taquari deixa de ser atendido em Canoas nesta área, comemorou o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari.
Nacional
- Debate entre esquerda e direita sobre as invasões dos três poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília, vai virar CPI. O governo, STF e grande mídia, criaram uma narrativa de tentativa de golpe. A direita acusa o governo de ter ‘armado’ a depredação. Os vídeos mostrados pela CNN foram decisivos para que a CPI fosse criada. Tem muita coisa que ainda não foi mostrada. Que a justiça seja feita, sem chicanas jurídicas.
- Lula visitou à China cheio de afagos ao maior parceiro comercial do Brasil e discursou pró-Rússia na invasão da Ucrânia. Isso despertou descontentamento dos Estados Unidos e União Europeia. O primeiro sinal foi a visita de Lula à Portugal nesta semana, onde enfrentou protestos nas ruas e dentro do Parlamento. Lula se alia às maiores monocracias, provocando a ira das maiores democracias do planeta.