Na noite de segunda-feira os candidatos a prefeito e vice participaram do primeiro debate na campanha. Na RVA, Airton e Giovane debateram com Nilson e Juçara. O debate com um formato inteligente, conduzido pelo experiente João Paulo Heck e por Janine Niedermayer, propôs grandes temas com duas respostas para cada candidato e no final perguntas sobre o tema entre os candidatos.

Airton Artus, o mais experiente de todos, que esperava pelos debates, mostrou desenvoltura o tempo todo, assim como Giovane se revela bom debatedor. Nilson Lehmen, estreando em debates, teve mais dificuldades, especialmente de continuidade de pensamento, trancando muitas vezes no seu raciocínio. Já a sua vice, Juçara Ferreira, também advogada, mostrou eloquência e segurança nas suas participações, especialmente na área da saúde.

Mas o debate foi leve, sem confrontos mais acalorados. Penso que Nilson Lehmen, que precisa tirar a diferença para o prefeito, perdeu oportunidade de ser mais contundente, mesmo que agressividade não seja da sua personalidade. Também considerei descabido Airton e Giovane perguntarem com veemência à Nilson se ele conhecia siglas como PEAT e ACD, para fazê-lo passar por desentendido. O ouvinte com certeza também não sabia o que eram aquelas siglas e não estava interessado nelas.

Esta é a minha avaliação. Quem também ouviu pode pensar diferente, mas creio que não devem ser muitos.