Muito satisfeito com os avanços na audiência pública que a Assembleia Legislativa realizou em Venâncio Aires, para tratar do projeto de construção do novo presídio, o prefeito Airton Artus define novos objetivos como foco. Ele entende que os posicionamentos e esclarecimentos feitos por autoridades na audiência da Assembleia foram convincentes sobre o projeto do novo presídio fechado com um semiaberto intramuros em Estância Mariante.

O reforço policial faz parte do projeto, que sairá em área lateral dos quase 100 hectares da área. A parte frontal dos atuais prédios do semiaberto, sem muros, que será fechado, será destinada para futura expansão industrial, com os prédios repassados ao município.

Airton, que saiu para dez dias de férias, trata de outras duas questões relevantes. Ter garantias de que a lotação do presídio – 529 vagas no fechado e 150 no semiaberto – seja respeitada. O outro ponto é o mais importante de todos. A criação de uma Vara de Execuções Criminais em Venâncio Aires ou então uma regional em Santa Cruz, para atuar no novo presídio, que atenderia a região. Para conseguir alcançar estes dois objetivos, o prefeito Airton Artus conta com o apoio de deputados da base aliada do governo e mesmo os de oposição que representam a região.