A eleição é só em outubro de 2014, mas os blocos já começam a ser colocados na rua. Se o governo do PT não conseguir barrar a candidatura da ecologista Marina Silva, teremos quatro candidatos principais à Presidência da Republica.
Dilma Rousseff (PT) buscará sua reeleição apostando na alta popularidade e apresentando como credenciais a distribuição de renda com o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, focando o próximo governo em mais competitividade do país.
Aécio Neves (PSDB) vai usar o Plano Real de FHC, que deu estabilidade econômica ao país, e alertar para o risco da inflação que está voltando, apresentando-se para resolver o problema, além de apresentar a sua gestão no governo de Minas como exemplo. Vai reivindicar a paternidade tucana dos programas sociais, iniciados por FHC.
Eduardo campos (PSB) vai defender a revisão do pacto federativo, para valorizar estados e municípios, que recebem cada vez mais compromissos enquanto que os recursos ficam concentrados em Brasília. Vai utilizar seus dois governos em Pernambuco como exemplo, quer cortar gastos do governo e investir em infraestrutura e desenvolver o país de forma mais equilibrada.
Marina Silva, que ainda tenta fundar um novo partido, a Rede, vai repetir a formula ambientalista da eleição de 2010, onde emplacou 20 milhões de votos defendendo o PV.
Entre estas quatro propostas os brasileiros vão escolher seu governo para 2015/2018.