O caminho tomado pela administração municipal de reativar a Assecom – Associação de Entidades da Comunidade, com o objetivo de através dela gerir a realização da Fenachim, vem sendo vista com bons olhos. O vice-prefeito e secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Giovane Wickert, que foi presidente da 12ª Fenachim, em 2012, reuniu na semana que passou representantes de diversas entidades para apresentar a proposta.

Quem vibrou com a notícia foi o presidente da 8ª Fenachim, em 2003, Flávio Seibt. Foi naquela festa que se criou a Assecom, que tinha o arquiteto Giovane Büllow, pela Asseava – Associação dcos Engenheiros e Arquitetos de Venâncio Aires, como presidente.

Mas nas festas seguintes a entidade foi deixada de lado para realização da Fenachim e foram buscadas parcerias com entidades isoladas para serem nomeadas para a realização do evento, como Coopeva e ATVA.

A proposta apresentada por Giovane de reativar a Assecom, é recebida com bons olhos, mas é uma questão que precisa ser tratada com responsabilidade, pois através da Assecom a comunidade assume a realização da Fenachim, com apoio do poder público. é como acontece a Oktoberfest de Santa Cruz, dirigida pela Assemp, entidade que congrega várias forças de vários segmentos daquele município.

Giovane quer ter até maio uma definição do assunto e do presidente da 13ª Fenachim que acontece em maio de 2014. E faz bem, pois a escolha tardia dos presidentes tem sido uma das maiores dificuldades para buscar recursos em cima da hora.