O assunto foi levantado na reunião da Câmara de Vereadores na segunda-feira pelo vereador Telmo Kist (PDT), líder do governo. Reportagem de ontem da Folha ampliou a questão e vamos continuar na discussão do assunto que é de relevância, quando o secretário do Planejamento Lucio Konzen tiver em mãos números atualizados. O governo municipal anuncia que vai pavimentar 400 quadras em quatro anos. Um recorde. Mas ao mesmo tempo é mostrado que nunca foram apresentados tantos projetos de novos loteamentos na cidade, criando centenas de novas quadras. Sinal de desenvolvimento.
Na legislatura anterior, em 2007, os vereadores derrubaram lei que exigia pavimentação em ruas de novos loteamentos. Assim, para lotear uma área é preciso ter canalização fluvial, redes de água e luz. As ruas ficam por conta da Prefeitura. Venâncio é um dos poucos municípios deste porte que regrediu. Quase todos tem exigência de ruas pavimentadas para novos loteamentos.
No atual governo foi encaminhado projeto novamente para incluir a exigência de pavimentação nos loteamentos novos, mas os vereadores rejeitaram.
Enquanto não mudar esta realidade e esta mentalidade, vamos conviver com este quadro. Quanto mais a prefeitura pavimenta ruas, mais estará atrasada, pois o número de novas ruas abertas nos novos loteamentos se multiplica muito mais rápido do que qualquer plano arrojado de pavimentação.