Os prefeitos de todo Brasil estão chiando com a queda de expectativa no repasse de recursos federais, como o FPM. O governo Dilma acenou para os prefeitos expectativa de R$ 76 bilhões, número sobre o qual foram construídos os orçamentos municipais, mas esta previsão baixou para R$ 68 bilhões. Esta queda de 10,5% está deixando os prefeitos em saia justa para fechar o orçamento.

A prefeita não reeleita de Santa Cruz, Kely Moraes (PTB) já anunciou turno único até o final do seu mandato. Aqui o prefeito reeleito Airton Artus (PDT) anunciou ontem que vai instituir turno único a partir de segunda-feira como medida de economia. Artus vai cortar também horas extras, diárias e reduzir em até 30% o número de CC’s. Mas o prefeito assinala que as frentes de obras serão mantidas normalmente.

Para o dia 13 de novembro está agendada uma posição do governo com possibilidade de rever o assunto. Se for confirmada a expectativa inicial, com a qual foram projetados os atuais orçamentos, Airton diz que volta atrás na medida.