Tenho respondido com frequência esta pergunta. Nesta semana minha amiga Ramona Dettenborn me encontra e pede que reivindique que o prefeito dê um jeito nas ruas do centro, que estão muito ruins para transitar seja de carro, de moto, bicicleta ou mesmo a pé. Ela cobra, porque asfaltar ruas em bairros distantes até em locais onde existem poucas casas e não as ruas do centro?
Disse que concordava que as ruas do centro estão ruins e justifiquei:
Primeiro, o asfalto em bairros é feito com recursos do governo federal destinados para essa finalidade. Asfaltar ruas já pavimentadas no centro precisa de outro tipo de recurso, que está previsto nos projetos de saneamento, como o que está em andamento em Venâncio.
Dois, repeti que as ruas centrais estão ruins devido a implantação do sistema de canalização para coleta e tratamento do esgoto da cidade pela Corsan. é preciso abrir o meio da rua e fazer todas as ramificações para os prédios da cada quadra. A reposição dos paralelepípedos é que é mal feita, deixando “calombos” ou “valas”.
Mas assim como não se faz ‘omelete sem quebra os ovos’, não se instala sistema de esgoto sem abrir as ruas. Temos que ter a compreensão que ali adiante, quando estiver pronto, será possível asfaltar estas ruas e ter o sistema de coleta e esgoto tratado.
Por isso a maioria dos prefeitos foge de enterrar canos. Além do incômodo que provoca, dizem que é dinheiro enterrado e que não dá voto.