é controverso o assunto emendas parlamentares, recursos federais através dos quais o governo negocia com deputados apoios e votações por liberação dos recursos. Também penso que não é o melhor sistema, – fomenta a negociata – mas como ele existe, faz anos que insisto com os partidos locais para reivindicar junto aos seus deputados federais o encaminhamento de emendas parlamentares como forma de buscar recursos para o município. E tem vindo muitas emendas, por todos os partidos. Sempre tivemos por diretriz aqui na Folha valorizar os deputados que encaminham emendas para o município, como forma de reconhecimento. E temos dois que se destacam nisso nos últimos anos: Enio Bacci (PDT) e Sérgio Moraes (PTB), que tem destinado recursos na casa de R$ 1 milhão por ano para Venâncio. Mas muitos outros deputados também tem destinado emendas importantes para o município.

Mas, muitas vezes as cores partidárias diferentes acabam encobrindo este reconhecimento. Foi assim nos últimos dias, quando a assessoria do governo municipal divulgou a aquisição de duas retro e agora uma patrola com emendas de deputado sem citar o deputado. Ontem o vereador Celso Krämer (PTB) cobrou isso. As três máquinas foram compradas com emendas do deputado Sérgio Moraes (PTB), atendendo pedido do vereador.

Coincidentemente, no inicio da semana, em conversa com o prefeito Airton Artus, que prepara um relatório de uma dúzia de maquinas adquiridas com recursos de emendas parlamentares, falei da importância de divulgar os recursos e os deputados autores das emendas e os vereadores que as solicitaram se for o caso. Como é este. é valorizar quem valoriza o município. Claro que se pode muito bem entender que o deputado não está fazendo nada mais do que a sua obrigação, afinal foi eleito com votos daqui também. Mas são dezenas de municípios reivindicando emendas. Tratar bem faz bem.