Ao enviar a coluna semanal, Selvino Heck anexa defesa do seu ponto de vista.
“Eu nunca disse ou escrevi que o PT era um partido santo em todos os sentidos. Aliás, quando deputado, escrevi e publiquei uma série de textos sob forma de cartilha. Um deles tinha o título de ética e Política e outro de Mística e Política. Escrevi-os, ainda na década de oitenta, exatamente porque sei como as instituições – qualquer instituição: igrejas, partidos, ordens religiosas, movimentos, jornais, ONGS – quando crescem, e naturalmente envelhecem, têm dificuldade de manter seu carisma original, não conseguem fazer autocrítica e se autorenovar. Já então tinha minhas preocupações com o PT e seu futuro.
Aliás, toda vez que mostro para pessoas hoje estas publicações, elas ficam maravilhadas, me pedem para tirar cópia ou pedem que as republique, coisa que estou pensando em fazer por sinal.
Mesmo assim, o PT, com seus defeitos, mantêm grandes virtudes. Consegue manter vida partidária permanente, com permanente debate interno, como vai fazer ano que vem com o Processo de Eleições Diretas (PED) para suas direções, com ampla participação de filiados. Mantém basicamente fidelidade ao programa original: mudar o Brasil, garantir os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres, democratizar o Estado com mecanismos como o Orçamento Participativo, o apoio e reforço de Conselhos e Conferências, etc.
Não é pouco, num país de pouca tradição democrática e partidária. Pela primeira vez na sua história, os partidos passam dos trinta anos, e cada dia surge um novo.
Agora em seguida, por exemplo, estou indo para um debate, aliás sob minha responsabilidade, sobre a relação governo – sociedade e movimentos sociais, com participação do ministro Gilberto Carvalho, de Ilse Scherer-Warren da Universidade de Santa Catarina e de José Antônio Moroni, da ONG INESC, de Brasília.
Como vês, trabalhamos todos os dias para manter vivos o debate democrático e os carismas originais que nos guiam na vida”.
Respondi ao Selvino que concordo que os governos petistas tem feito muitas coisas boas também.