Diante da inércia do Daer em responder sobre colocação de lombadas eletrônicas no Acesso Leopoldina, o prefeito Airton Artus anunciou que vai instalar quebra-molas para conter a velocidade no trajeto, problema que se registra desde que o asfalto daquele trecho foi recapeado em 2010, antes da Fenachim. Artus destaca que os quebra-molas propostos, não serão os curtos e incômodos, serão os mais estendidos, suavizando a passagem para quem estiver na velocidade permitida. O assunto tem gerado discussão e sugestões. Reproduzo três manifestações que foram postadas no blog da coluna por leitores.

 

Wilson, morador da Cidade Alta:

Minha opinião é favorável aos quebra-molas, embora prefira as lombadas eletrônicas. Moro próximo do Acesso e as vezes tenho que ficar muito tempo aguardando para conseguir atravessar ou ingressar no Acesso, pois os veículos transitam em alta velocidade. Quando havia um quebra-molas em frente a empresa Condusvale, ficava muito mais seguro transitar ou ingressar na rodovia, agora é muito perigoso. Além disso, quando preciso ir ao Parque, prefiro usar a Rupperti Filho, pois alguns veículos e até caminhões estão fazendo do Acesso pista de alta velocidade, isso sem contar as motocicletas, principalmente sextas e sábados à noite, quando fazem rachas. Já vi isso varias vezes. Parabéns Aírton pelo trabalho. Infelizmente o Daer é uma vergonha, esse é provavelmente o pior órgão do RS. Estou muito decepcionado com o governo do PT e principalmente Tarso Genro.

 

Fabiano Scherer:

Na minha opinião, antes da instalação dos quebra-molas no Acesso Leopoldina, deveria ser feito um estudo de quantos acidentes aconteceram no Acesso no período em que estavam instalados os antigos quebra-molas próximos a Condusvale e quantos aconteceram depois que foram retirados, para podermos comparar os dados e saber se os quebra-molas realmente reduziram os acidentes ou se às vezes também podem contribuir para causá-los. Também acho muito estranho o vice-prefeito ser do mesmo partido do atual governo estadual e não ter influência para ajudar a resolver esta questão. Parece que “o alinhamento das estrelas” não funciona na prática, apenas em discurso de eleição.

 

Júlio Spies:

“…concordo que, de certo modo, a instalação pode ser considerada um retrocesso…”Palavras do prefeito Airton, acima reproduzidas e com o que, concordo.Há soluções mais racionais para conferir maior segurança nos cruzamentos e acessos.Sugeriria rótulas fechadas, especialmente nos acessos ao Parque do Chimarrão.Esse redutor racional de velocidade é adotado, especialmente e em grande quantidade, na Europa.