Em outubro 300 prefeitos gaúchos participaram da 3ª Marcha dos Prefeitos do RS e entregaram ao governador Tarso Genro uma pauta com 13 reivindicações. A principal delas a destinação de recursos emergenciais de R$ 200 milhões para ser distribuído de forma uniforme aos municípios. Conforme pesquisa da Famurs, 102 prefeituras enfrentam dificuldades para pagar o 13º salário de seus servidores e muitas devem paralisar os serviços básicos este mês.
Nesta semana o governo do Estado anunciou a liberação de R$ 130 milhões de antecipação de ICMS, o que desagradou os prefeitos, pois esta é a medida comum de todos os governos.
A avaliação dos técnicos da Famurs é que o Governo do Estado realizou uma “manobra contábil” com os recursos dos municípios. “Este dinheiro já é dos municípios e vai fazer falta para atender os compromissos de janeiro”, diz Cinara Ritter assessora técnica da Famurs.
é a disputa por recursos entre Estado, em extrema dificuldade financeira e Municípios, em igual situação. São as duas pontas que tem os maiores compromissos, mas ficam com a menor parte do bolo de receitas, pois o ‘grosso’ está em Brasília.