O vereador reeleito Telmo Kist, presidente do PDT, que preside a Câmara de Vereadores neste primeiro ano da legislatura que volta a ter 15 vereadores, começa seu trabalho pregando mudanças na forma do Legislativo trabalhar e atuar. Como já escrevi, ele está colocando em prática mecanismos que tornem todas as atividades da Câmara muito transparentes, numa cruzada para recuperar a arranhada imagem do Poder Legislativo por conta da última legislatura.
No início da semana o prefeito Airton Artus e sua equipe da Central de Projetos elaborou uma pauta de indicações de obras para serem contempladas por emendas parlamentares para ser apresentada ao governo federal. Telmo convidou os vereadores para na terça-feira conhecerem a Central de Projetos da Prefeitura e as emendas que estavam sendo propostas, disponibilizando informações aos vereadores para que nos contatos com seus deputados federais possam pedir indicação de recursos para estas emendas.
Sabemos que as emendas parlamentares são uma das maneiras dos municípios receberem recursos federais. Até então isso era feito por iniciativas muitas vezes isoladas. A proposta apresentada agora por Airton e Telmo foi de elencar 32 obras e ações que precisam de recursos para serem realizadas e onde todos os vereadores podem auxiliar.
Acompanharam Telmo na visita à Central de Projetos os vereadores Vilson Gauer (PT); Gerson Ruppenthal (PDT); Zecão Melchior (PMDB); Arnildo Câmara (PTB); João Sthal (DEM) e Celso Krämer (PTB). Falei com Zecão, Arnildo e Krämer depois da visita. Eles gostaram do que viram.
Que todos os vereadores assumam o compromisso de lutar por emendas para estas 32 demandas. Repito: quem ganha é o eleitor que elegeu todos os políticos.