Venâncio vai pelo caminho do turismo para conseguir levar asfalto até o distrito de Vila Deodoro, na região serrana de Venâncio. A ERS-422, mesmo como estrada centenária, primeira ligação da região metropolitana com o planalto, perdeu-se na poeira da história. Primeiro, o asfalto por Lajeado com a BR-386 nos anos 60 do século passado. Agora com o asfalto da BR-471 por Soledade, Gramado Xavier e Erveiras, como caminho mais curto para o porto de Rio Grande, condena a 422 a não ser mais de interesse para o transporte de carga e assim não receberá asfalto para esta finalidade.

Faz alguns anos, quando vi que a região dos citros no entorno de Montenegro, conseguiu dinheiro federal do Turismo para asfaltar uma estrada, que entendia que seria o jeito de se prosseguir com o asfaltamento da 422, a Estrada da Serra. Em 20 anos foram feitos trechos no governo Collares (PDT) depois houveram promessas nos governos Brito, Olívio e Rigotto, mas foi no governo Yeda que a estrada andou até Linha Arroio Grande e com projetos prontos e recursos alocados para o asfalto até Linha Brasil, que o governo Tarso Genro completa agora. O vereador Zecão (PMDB) diz ter gravação onde Ana Pelini do governo Yeda afirmava que o asfalto era a contrapartida pelo fato do município ter aceitado a construção do presídio.

O prefeito Airton Artus continua sua maratona em busca de convencer o Estado a destinar mais recursos. Ele quer conseguir levar o asfalto até Vila Deodoro ainda neste governo Tarso. Ao mesmo tempo Airton e Giovane articulam movimento para direcionar a busca de recursos com o apelo turístico da região serrana. é uma luta difícil, mas é o jeito de manter vivo o sonho de Orlando Schultz e tantos outros serranos de ver asfaltada a ERS-422 até Barros Cassal.

A possível vinda do governador Tarso Genro em março, para inaugurar o asfalto da estrada no trecho Linha Arroio Grande – Linha Brasil, vai ser a base de lançamento de novos objetivos com certeza. O inventário turístico de Vila Deodoro, que está sendo organizado pela Administração Municipal, mostrando as potencialidades da região, será uma das peças de convencimento político ao governador.