Como bem disse Nelson Mees, morador e dono de uma mecânica na sede do distrito de Estância Nova, o fechamento do presídio semiaberto, marca o fim de uma era de pavor e medo na comunidade e a confiança em dias mais tranquilos com a conclusão do presídio fechado.

A expectativa agora é do cumprimento da palavra por parte do governo do Estado, do novo presídio fechado receber detentos da região, inclusive os que estão no Central e aliviar os presídios regionais de Santa Cruz e Lajeado.

Na sexta-feira, enquanto o prefeito Airton Asrtus, que ‘matou no peito’ o projeto todo, estava na China integrando a missão do governador Tarso Genro, Giovane Wickert, que assumiu o executivo esteve visitando as instalações do antigo Instituo Penal Mariante, onde foi recebido pelo diretor Roque Valmor dos Santos e pelo superintendente regional da Susepe, Anderson Lousada.

A partir de agora está nas mãos do Estado decidir se reforma o prédio ou repassa para o Município, que pretende estudar uma possibilidade de reaproveitamento do local.

Entre os projetos está a criação de um batalhão da Brigada Militar que provisoriamente poderia ficar hospedado no local, entre outras alternativas, revelou Giovane na visita.