A ligação asfáltica entre Venâncio Aires e Vale Verde é luta antiga também. Os 16 km, que cruzam a várzea do Taquari Mirim, foram abertos por máquinas da extinta Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras – Cintea, autarquia do governo do Estado que cuidava das estradas sem asfalto, e das prefeituras. No último governo do prefeito Alfredo Scherer (PMDB) – 1977/1982 – patrolas e tratores da prefeitura trabalharam no lado de cá do Taquari Mirim para abrir a estrada. Depois, nos anos 90, foi pleiteado o asfalto, na época em que Gleno Scherer (PMDB) estava em alta no governo Pedro Simon (PMDB) e presidiu a Assembleia Legislativa. Foi contratado o asfaltamento do trecho, mas ficou no papel. Quase no final dos anos 90, no governo Antônio Brito (PMDB), foram construídas pontes do projeto, que estão ali até hoje sem uso. Mais recentemente Leandro Haag (PSDB), na sua campanha para deputado e depois como membro do governo Yeda Crusius (PSDB), abraçou a causa, conseguiu avançar, mas o asfalto não veio.

Pois agora o jovem prefeito de Vale Verde, Ricardo Azeredo, elege a obra como prioridade e propões aos demais municípios da região a inclusão da obra nas demandas da região no Plano de Participação Cidadã – PPC, com apoio dos prefeitos de Mato Leitão, Venâncio, Passo do Sobrado e General Câmara.

Este asfalto, que encurta pela metade a distância entre Vale Verde e Venâncio, facilita a vida da população de Vale Verde e Passo do Sobrado também, para se deslocarem para Venâncio, onde recebem atendimento do hospital e onde tem ligações comerciais.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Telmo Kist (PDT), enviou um ofício para a Assembleia Legislativa, através do deputado Gilmar Sossella (PDT), pedindo que seja realizada, no mês de agosto, uma audiência pública em Venâncio Aires, para tratar das obras da RST 244.

O deputado Sossella integra a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e tem estreita ligação com o prefeito Airton Artus. A Comissão tem como Presidente, Nelsinho Metalúrgico (PT).

Diz um dito popular que a única luta que se perde é aquela da qual se desiste. Então, nova ofensiva pelo asfalto de Venâncio a Vale Verde.