A Unisc veio com seu ‘staf’ principal nesta semana à Venâncio. Na terça esteve na Caciva, com o presidente Vilmar de Oliveira, tratando de ações mais arrojadas da universidade no ambiente empresarial, dentro das diretrizes dea reinvenção pedagógica realizada dois anos. Na quarta a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, o vice-reitor Rafael Frederico Henn e o Diretor Administrativo do Hospital Santa Cruz (Apesc), Egardo Orlando Kuentzer, estiveram com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). A universidade entregou protocolo de intenções para convênios em quatro áreas: residência médica para estudantes na rede pública de saúde; instalação do Centro Vocacional Tecnológico, que já está em andamento; efetivação da Incubadora Tecnológica e Parque Científico e convênio na área de saúde animal. A universidade tem campus em Venâncio, município que é o segundo em número de alunos.
Faz duas semanas que Jarbas recebeu o ‘staf’ da Univates e tratou de parcerias – que já estão sendo discutidas pelas equipes técnicas – nas áreas da saúde e educação. Agora recebe a Unisc para tratar de novas parcerias nas áreas da saúde, tecnologia e inovação.
Essa maior aproximação das nossas duas universidades da região dos vales com Venâncio, me enche de entusiamo e expectativas. Isso vai trazer, com certeza, mais desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas. Todos tem a ganhar com isso; universidades e comunidade.
Energia solar
A RGE iniciou o processo de instalação de energia solar no hospital. Está trabalhando no reforço do telhado para iniciar a instalação de placas. “É um projeto que intermediamos no ano passado a custo zero e que vai reduzir bastante a conta de energia do hospital, que teve meses que beirava os R$ 100 mil”, me disse ontem o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que esteve no hospital a convite do presidente Luciano Spies para ver o trabalho.
Redutor na 422
Na quinta citei a iniciativa de Adão Viana, que foi candidato a vereador pelo PSL, de solicitar a instalação de tachões na ERS-422, nas proximidades do Posto Pinheiro, no bairro Santa Tecla, onde já ocorreram vários acidentes por invasão da pista contrária.
No mesmo dia o vereador Diego Wolschick (PTB) me encaminhou uma ‘Moção de apelo’ feita por ele na Câmara de Vereadores no dia 6 de maio e aprovada no dia 10 de maio, atendendo abaixo-assinado de moradores do bairro Santa Tecla, solicitando a instalação de um redutor de velocidade naquele trecho da rodovia. A moção foi encaminhada ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e ao Daer.
Se os dois pedidos forem atendidos, teremos menos acidentes naquele local e menos mortes.
Hub de negócios
O advogado Claudio Soares, que foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, no último ano do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB), inaugurou na quarta, 19, o espaço ‘coworking’ da sua nova empresa Vértice.
“É o primeiro ‘hub de negócios’ regional focado em tecnologia e inovação que nasce para auxiliar no desenvolvimento de nosso ecossistema e da atividade empreendedora colaborativa”, descreveu Claudio, otimista.
Estive lá. É algo inovador.
Notinhas
João Derly – Na quarta-feira, 19, esteve em Venâncio João Derly, que foi judoca bicampeão mundial em 2007. Depois se elegeu vereador pelo PC do B em Porto Alegre com 14 mil votos em 2010 e deputado federal com 106 mil votos em 2014. Em 2015 se filiou à Rede e em 2018 não se reelegeu. Em 2019 se filiou ao Republicanos e no ano passado foi secretário de Esportes do governo do Estado. João Derly foi recebido pelo vereador Benildo Soares, presidente do Republicanos aqui e correligionários. Juntos visitaram quadras esportivas construídas com emendas parlamentares destinadas por João Derly como deputado da Rede. Em 2022 João Derly concorre a deputado estadual pelo Republicanos.
Pela China – A montadora chinesa Caoa Chery investe pesado no Brasil e na América do Sul. Virou o maior anunciante da Globo. ZH tem edições na semana onde as páginas da Caoa Chery são mais do que todo resto de publicidade do jornal. Em troca, o conteúdo e os articulistas da grande imprensa são generosos com os chineses e atacam Bolsonaro, que é um entrave, para as duas partes.
Modelo – Manchete da revista Exame: “Do sonho à lona: Justiça decreta falência da MMX, de Eike Batista”. Eike foi considerado por Dilma, quando presidente, empresário modelo para o país.
As cadeiras – Governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu governadores nas comemorações dos 100 anos do Palácio Piratini nesta semana. Chamou atenção o fato dele colocar a sua ‘direita’ Yeda e Olívio e à sua ‘esquerda’ Sartori, Simon e Jair Soares.
Divida – Integrantes da Comissão Especial para a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal ouviram do subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Jatene, que a dívida pública do Rio Grande do Sul bate em R$ 69,1 bilhões. Disso, 85% são devidos para a União.
Chanceler – Na quinta citei Augusto Aras como Ministro das Relações Exteriores ouvido na CPI por criticar a China. Errei o nome. Aras é Procurador Geral da República. Ernesto Araújo é o ex-Ministros de Relações Exteriores ouvido na CPI.
Deprimente – Tem sido deprimente ver a CPI da Covid, instalada por determinação do STF, no Senado e que tomou o espaço da pandemia da Covid no TV. Políticos corruptos, que deveriam estar presos, posando de arautos da moralidade. É duro ver Renan Calheiros (MDB-AL) o ‘Justiça’ na lista de propinas de Odebrecht, que responde quase uma dezena da ações por corrupção, engavetadas na justiça; Omar Azis (PSD-AM), ex-governador do Amazonas, que teve sua família presa por desvio de dinheiro no seu governo; Humberto Costa (PT-PE) o ‘Vampiro’ na lista de propinas da Odebrecht, e outros tantos que integravam a ‘quadrilha’ nos governos do PT, interrogar, insultar e julgar o atual governo.
Do Twitter
* Estadão: Aproximação de FHC e Lula causa mal estar no PSDB
* Folha S. Paulo: Brasil não suporta mais ser enxovalhado e rotulado de vilão ambiental, diz Mourão
* Senador Heinze: Em pronunciamento, na CPI da pandemia, denunciei os interesses econômicos da indústria farmacêutica na venda de tratamentos caros. Alertei, mais uma vez, para estudos científicos que validam o tratamento precoce.
* Tenente-Coronel Zucco: Parte da imprensa e a esquerda estão furiosos pelas respostas do Ex-Ministro Pazuello à CPI As mentiras propagadas nas grandes redes e sindicatos sendo destruídas!
* Diego Casagrande: O corrupto Lula confirma que será candidato em 2022. Deveria estar na cadeia! Pobre Brasil…
* FHC: Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo sendo Lula.
LEIA MAIS
Vice-reitor confirma incubadora tecnológica para a Unisc Venâncio
Residentes de medicina da Unisc atuarão nas Unidades de Saúde de Venâncio