Como a Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública na segunda-feira, 22, o encontro regional agendado pelo deputado Sérgio Moraes (PTB) e o prefeito Airton Artus (PDT), para ser realizado em Venâncio Aires, dia 26, para tratar do traçado da estrada de ferro norte/sul, não sai mais. As forças política serão concentradas na audiência da Assembleia.
Pelo traçado preferido pela empresa que explora as ferrovias, seria reformada a linha que desce de Caxias, Bento, por Roca Sales, Estrela e vai para a região metropolitana. A nova proposta é de construir uma estrada de ferro nova pelo centro do RS, descendo de Passo Fundo, Soledade, Santa Cruz ou Rio pardo em direção ao Porto de Rio Grande.
Pelos dois traçados, Venâncio Aires vai ficar isolado. Vai se repetir a história do asfalto. Nos anos 60 foi construída a BR-386 por Lajeado. Agora saiu a BR-471 de Soledade por Vera Cruz em direção à Rio Grande. Venâncio ficou com a ERS-422, a mais antiga estrada ligando o planalto com a região metropolitana sem asfalto.