Tenho citado na coluna o processo de renovação que acontece em Venâncio Aires, em vários campos. No campo político, Airton Artus, primeiro prefeito reeleito aqui, está fazendo a transição entre uma antiga geração que teve destaques como os prefeitos Almedo Dettenborn e Glauco Scherer e uma nova geração que tem nomes como Giovane Wickert e Nilson Lehmen, só para citar dois jovens possíveis prefeitos no futuro.
Na Caciva já se completa este ciclo. Claudiomar da Silva, estará entregando em março a presidência. Ele trouxe para sua gestão nomes da segunda geração de empresas locais para dirigir a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e entrega a presidência da entidade para Fabiana Bergamaschi, sua atual vice de Indústria. Fabiana, é filha de Walter Bergamaschi, da Venax Eletrodomésticos, um dos articuladores da junção entre CDL (Clube de Diretores Lojistas) e Aciva (Associação Comercial e Industrial de Venâncio Aires), que formaram a Caciva (Câmara da Indústria Comércio e Serviços de Venâncio Aires), no final dos anos 80.
Fabiana completa o ciclo de renovação quando anuncia para sua diretoria Caroline Bienert como vice de Indústria, Amanda Kothe Mähler, vice de Comércio e Marcel Coutinho, vice de Serviços. Caroline é filha de Flávio Bienert da Fundição Faires, Amanda filha de Cleo Kothe da Relojoaria e ótica Kothe, que agora é Soller e Marcel é filho de Marcolino Coutinho da Traço Produções Gráficas. São filhos que seguiram os passos dos pais e hoje assumem também a direção da entidade que representa todas as empresas. Isso é salutar, novas ideias, novos projetos, e como já disse para a presidente Fabiana, podem contar com a parceria da Folha do Mate, assim como os pais contaram.