Hoje e amanhã acontece em Brasília a 7ª Marcha das Margaridas, movimento realizado sempre no primeiro ano de cada governo federal, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), onde são apresentadas reivindicações em defesa das mulheres. A expectativa é de reunir 100 mil, de todas as regiões do país.
Amanhã o presidente Lula recebe um conjunto de 13 reivindicações para o seu governo. E Venâncio vai estar lá. A vice-prefeita Izaura Landim (MDB), as vereadoras Sandra Wagner (PSB) e Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil), mais as agricultoras Maribel Griesang, Adriana Metz, Ângela Caetano, Roseli Kessler, Carine Linck e Rosenei Neumann, associadas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires.
As vereadoras Sandra e Claidir seguem em Brasília quinta e sexta, quando visitam gabinetes de deputados e ministérios. Elas vão ao Ministério do Desenvolvimento Social e na Conab, cobrar o atraso dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar e no ministério do Turismo em busca de recursos para seguir o asfalto na RS-422 e para o projeto de restauração do prédio do Museu.
Que voltem com boas notícias.
Notinhas
- O MDB realiza o Mobiliza 15 nas suas regionais dia 1º de setembro, projetando a eleição municipal de 2024. Em Venâncio Aires, no La Luna, no início da General Osório, acontece o encontro reunindo lideranças dos Vales do Taquari e Rio Pardo, mais Centro Serra e Carbonífera. O MDB em Venâncio, presidido por Paulo Mathias Ferreira, tem a vice-prefeita Izaura Landim e um vereador eleito, Gilberto Santos, secretário municipal do Desenvolvimento Rural, sendo a cadeira no Legislativo ocupada pelo suplente André Puthin.
- Novo presidente do IBGE, o venâncio-airense Márcio Pochmann, destacou ontem levantamento realizado pela consultoria LCA com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostra as cidades de Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Canaã dos Carajás (PA), Santa Cruz do Sul (RS), e Lençóis Paulista (SP) como as cinco que mais criaram vagas de trabalho no primeiro semestre de 2023 no país, proporcional ao número de habitantes. Em Cristalina (3.469) são empregos no campo, na produção de grãos. Em Venâncio (3.671) e Santa Cruz (6.172), onde é feito o processamento de quase todo tabaco produzido no Sul, são empregos temporários, onde os trabalhadores contratados em janeiro, fevereiro e março, começam a ser demitidos agora, de agosto em diante, quando o processamento da safra é concluído.
Do Twitter
- GZH: Bolsonaro não cita caso das joias, mas diz que prisões de ex-auxiliares têm objetivo de forçar delação premiada
- Folha S. Paulo: PT vira emissora de TV aberta e ocupa canal 1313 em antenas parabólicas
- Estadão: EBC aumenta comissionados em 30%, tenta ‘bombar’ live de Lula, mas audiência ‘flopa’
- O Globo: Congresso quer ampliar emendas ao Orçamento que governo é obrigado a pagar, e ter controle sobre liberação dos recursos
- CNN: Gilmar Mendes anula provas sobre Lira em inquérito dos kits de robótica
- Gazeta do Povo: Tarcísio descarta presidência em 2026 e pode sair do Republicanos se partido apoiar Lula
- Metrópoles: Não foi por desprezo que Emmanuel Macron não participou da Cúpula da Amazônia. Foi porque Lula mostrou outra vez ser falso amigo do Ocidente.
- Osmar Terra: Olhem o que a população brasileira acha da liberação da maconha, na pesquisa Poderdata: 65% contrária; 29 % favorável; 6 % não sabe! Mesmo com a grande mídia e o Governo Federal defendendo a liberação, o povo, que sofre com a tragédia das drogas ilícitas, diz #drogasnão