Venâncio Aires vive uma experiência político/administrativa nova neste início de 2013. Quando todos os municípios trocam governos e precisam se organizar e as Câmaras de Vereadores assumem e entram em recesso, aqui o trabalho é imediato. Por iniciativa do vereador Paulo Mathias Ferreira (PMDB), que se despediu do legislativo depois de sete mandatos consecutivos e 30 anos de vereador, foi aprovado que no ano de posse das novas legislaturas, não existe recesso de verão. Assim, os vereadores assumiram dia 1º e já estão trabalhando direto. Oportuna a proposta aprovada de Paulo Ferreira.

No executivo também vivemos uma experiência nova, afinal é a primeira vez que um prefeito se reelegeu no município. Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PT) fizeram governo de quatro anos, se reelegeram com folga e apenas estão promovendo ajustes na equipe administrativa, mas o ritmo de trabalho segue normal, o que não seria possível com uma troca de governo, quando é preciso tomar conhecimento de tudo, mudar planejamentos e só depois começar a implantar ações.

Normalmente os governantes quando assumem, nos dois primeiros anos se organizam para nos dois anos finais acelerar ao máximo. Ontem o prefeito Airton me disse que vai quebrar esta regra, pois o governo municipal vai manter o ritmo parelho neste segundo governo.

São constatações promissoras, ainda mais com os discursos da primeira reunião da Câmara de Vereadores. Me chamou atenção que da oposição saíram discursos pregando uma oposição menos “ferrenha” que quer dizer menos ‘política’, menos ‘raivosa’ mas sim em defesa da comunidade. Claro que a oposição precisa, e deve, fiscalizar, reivindicar, mas penso que isso pode ser feito de forma coerente. A primeira reunião foi animadora neste sentido.