A comitiva de Venâncio Aires que viajou à Brasília, saiu otimista da reunião com o Ministro do Trabalho, deputado do PTB/RS, Ronaldo Nogueira, a respeito da regularização do trabalho dos diaristas rurais. O grupo formado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior, O Zecão (PMDB) e vereadores Rudemar Glier (PMDB), José Cândido Faleiro Neto (PT), Nery da Silveira (PDT), Celso Krämer (PTB), e a Assessora Jurídica do Sindicato Rural, Isabel Oestreich, participou do encontro juntamente com o Deputado Federal Sérgio Moraes (PDTB?RS), que marcou a agenda; os assessores Cleber Silveira, do Deputado Alceu Moreira (PMDB/RS); e Carlos Antônio Pomagerski Júnior, do deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS). Estiveram presentes também, auditores do Ministério do Trabalho, sendo um deles o Diretor de Fiscalização do órgão.Uma trégua na fiscalização na safra deste ano foi a garantia que a comitiva conseguiu. Mas ficou acordado que será elaborada pela Assessora Jurídica do Sindicato Rural, Isabel Oestreich, com o auxílio dos assessores dos três deputados uma minuta que será enviada ao Ministro do Trabalho, propondo alteração na lei, permitindo que os produtores rurais possam criar associações ou condomínios rurais, para possibilitar a contratação de peões, sem perderem a condição de ser segurados especiais. Vejo gente criticando os gastos da ida dos vereadores à Brasília, por proposta de Celso Krämer. O alívio que será essa medida para os milhares de fumicultores vale cada centavo que foi gasto. Isso é representar os interesses coletivos.

Foto: Fernanda Bergmann / Camara VereadeoresOs cincos vereadores com a advogada Isabel Oestreich, do Sindicato Rural, em Brasília, com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e deputado Sergio Moraes e assessores dos deputados Alceu Moreira e Luís Carlos Heinze.
Os cincos vereadores com a advogada Isabel Oestreich, do Sindicato Rural, em Brasília, com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e deputado Sergio Moraes e assessores dos deputados Alceu Moreira e Luís Carlos Heinze.