Vinícius Medeiros, jovem advogado e professor universitário, que assumiu o PSDB local no ano passado, propõe desde a abertura do processo eleitoral uma terceira via, alternativa ao que considera duas candidaturas do governo de oito anos com os candidatos já postos, o vice-prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vereador governista Jarbas da Rosa (PDT). Ele perdeu a parceria do PMDB, PTB e PP, por uma terceira via, mas segue com o seu projeto.Vico, como é conhecido, esteve com Giovane e Jarbas por estes dias e foi convidado para apoiar as duas frentes. “Seria muto fácil e cômodo apoiar um dos dois em troca de alguns cargos, mas não é isso que queremos no PSDB”, me disse ele nesta semana. “Queremos apresentar um projeto que se preocupe com a expectativa de vida das pessoas”, acrescentou.Vinícius quer concorrer a prefeito e pode ter um vice do PSDB, numa chapa pura, mas fez convite para político de outro partido, da mesma linha de pensamento, e que também não depende de cargos políticos, para integrar o projeto.

Coordenador do Curso de Direito da Unisc no Campus de Venâncio, Vinícius se diz preparado para fazer o debate na campanha, com a proposta de um projeto diferente de fazer política. “Ninguém ainda é dono dos votos”, defende ele.

Posição arrojada. Mas a política exige arrojo. Como teve Airton Artus em 2008, por exemplo, quando poderia ter optado em se reeleger vice-prefeito com tranquilidade, mas preferiu ousar e concorreu a prefeito, vencendo o prefeito Almedo Dettenborn e o ex-prefeito Glauco Scherer.