Milton Lauer e Vilmar de Oliveira
Milton Lauer sucede o empresário Vilmar de Oliveira (Foto: Cristian Frantz/Traço D)

A cinco meses da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), marcada para ocorrer de 30 de abril a 10 de maio de 2026, Venâncio Aires vive dias de movimentação intensa na preparação do evento que celebrará os 40 anos da Fenachim. Nos últimos dias, anúncios importantes garantiram ritmo à organização ainda antes da virada do ano: a divulgação do presidente da festa e dos shows nacionais, no último domingo, 30 de novembro, e a apresentação dos trajes típicos das soberanas, que ocorreu ontem à noite, durante a abertura da programação natalina do município.
Como filha desta terra e entusiasta da Fenachim, recebi com alegria e certa surpresa a confirmação de Milton Lauer como presidente da edição de 2026. Ele vai suceder o empresário Vilmar de Oliveira.
Apesar de não estar habituado aos holofotes, Lauer é reconhecido pela trajetória profissional e pelo envolvimento comunitário, elementos que reforçam sua credibilidade para liderar uma festa do porte da Fenachim.

Natural de Vila Arlindo, no interior de Venâncio, Lauer é formado em Administração pela Unisc e atua há mais de 25 anos no setor industrial. Diretor de vendas da CTA-Continental, iniciou sua carreira como produtor rural e ingressou na empresa em 1998 como safrista. Paralelamente, mantém atuação voluntária: preside o Mocva Bicicross desde 2018, apoia a Associação Vôlei Venâncio e esteve diretamente envolvido nas duas últimas edições da Fenachim, contribuindo para logística, organização e suporte operacional da Afenachim (entidade gestora da festa).
Lauer chega para somar a um time experiente e terá a missão de unir tradição e inovação para realizar uma Fenachim muito especial: a edição que vai celebrar quatro décadas de história.