O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou nesta sexta-feira, 16, metas ousadas para os quatro anos do seu governo. Ele quer dar sequência ao PAC dos Frigoríficos, um projeto lançado pelo ex-prefeito Airton Artus e que rendeu, por exemplo, a pavimentação da estrada de Vila Santa Emília, onde está o Frigorífico Kroth. Agora, a bola da vez é a estrada de Linha Sapé, onde fica o Frigorífico Sapé, e que, segundo Jarbas, terá obras retomadas a partir da próxima semana.

Também nesta sexta-feira, o Governo do Estado depositou na conta do Município R$ 68.557,62, valor referente à primeira de 11 medições já concluídas do asfalto de Sapé. Ao mesmo tempo em que fica claro o atraso no repasse dos recursos, a evidência é de que o projeto terá seguimento, já que o Estado demonstra que a obra está na programação. O asfalto de Sapé, no fim das contas, terá cerca de 40% dos R$ 7,2 milhões custeado pelo Município, uma vez que aditivos foram consolidados ao longo do projeto.

Na agenda do prefeito está também o asfaltamento do acesso ao Frigorífico Boi Gaúcho, a Estrada Velha de Vila Mariante. É outra importante demanda do Polo da Proteína Animal, que vem cada vez mais se destacando em Venâncio Aires. A partir da busca por estes investimentos, torna-se ainda mais sólido o suporte ao setor, que também se apresenta como alternativa de diversificação à cultura do tabaco e dos setores metalmecânico, de confecções e de refrigeração, entre outros que se destacam na Capital do Chimarrão.
A Estrada Velha de Santa Cruz, entre o bairro Bela Vista e Linha Hansel – passando por Linha Bem Feita -; a ERS-422, que completa o trecho do qual faz parte o Corredor dos Gauer; a rua Enith Lenz, a única ainda não pavimentada do Distrito Industrial Glauco Scherer; e a avenida Ruperti Filho, entre as ruas General Osório e Armando Ruschel, onde estão os canteiros, também devem receber asfalto nos próximos anos, assim como as duas quadras da Ruperti que dão acesso ao Parque do Chimarrão, na pista de motocross.

O chefe do Executivo de Venâncio Aires sabe que não executará todas as obras da noite para o dia, no entanto está colocando a régua para cima, para perseguir metas ousadas, como já citado. Se tudo der certo, ele ganhará pontos importantes junto à comunidade. Mesmo se apenas parte do que está sendo projetado sair do papel, a ‘colheita’ terá sido positiva. Jarbas vem se notabilizando por encarar desafios publicamente, e os investimentos em infraestrutura que projeta neste momento são mais uma prova do seu destemor. Cabe a nós, cidadãos desta terra, torcermos para que o planejamento se concretize no prazo estipulado.