Começou na quinta-feira e segue até este domingo, 27, a 24ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires, no Parque Municipal do Chimarrão. Enquanto nos dois primeiros dias a maior movimentação ficou por conta dos estudantes, com visitas organizadas pelas escolas, neste fim de semana, a programação variada e o acesso gratuito ao evento são um convite para que as famílias prestigiem a feira.

Quando se fala em incentivar o hábito da leitura entre as crianças, a família tem um papel primordial. Afinal, aprende-se pelo exemplo. Nos lares onde os pais leem junto com seus filhos, a chance de os pequenos adquirirem o hábito é muito maior. Em tempos de tanto distanciamento dentro da própria casa, por conta das telas e redes sociais, momentos de leitura em família podem conectar pais e filhos.

Como diz o slogan da Feira do Livro, ‘Ler Transforma’. Essa transformação está nas relações, está nas histórias e nas trajetórias de pessoas que se tornam protagonistas de suas vidas a partir do conhecimento. Uma amostra disso pôde ser conferida na quinta e na sexta-feira, na 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que ocorreu de forma paralela à Feira e reuniu 53 projetos realizados por alunos da rede municipal de ensino. Além de ser tema de alguns trabalhos, a leitura perpassa todos eles, já que é uma ferramenta primordial da educação que tem a pesquisa como princípio pedagógico e que busca estimular o protagonismo dos estudantes. Para ser pesquisador é preciso, antes de mais nada, ser um leitor.

Diariamente, por meio das notícias divulgadas nas edições impressas e também pelo site, a Folha do Mate tem contribuíudo para formar leitores de Venâncio Aires e região, a partir da divulgação de informações de credibilidade e relevância comunitária. O jornal também é usado em sala de aula, como fonte de pesquisa e de leitura.

Ao longo da história da Feira do Livro, a Folha do Mate sempre deu ampla cobertura ao evento, considerando a importância de incentivar a leitura e ciente do quanto a formação crítica de novos leitores é importante para o desenvolvimento do município.

Nesse sentido, destaca-se também a atuação da Prefeitura de Venâncio Aires e do Serviço Social do Comércio (Sesc), promotores do evento. Que a população aproveite o fim de semana para adquirir novos livros, conhecer escritores e expandir seu conhecimento. Certamente, vamos colher bons frutos futuramente.

Um município leitor também se transforma. Afinal, como diz a célebre frase do poeta Mario Quintana, “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”