Ainda não aconteceu a reunião da direção do Guarani com o Conselho Deliberativo. Há muita coisa para resolver neste início de ano. Questões de ordem burocrática envolvendo a situação do Conselho e possíveis mudanças no estatuto precisam avançar de acordo com o presidente Jorge Antônio da Silveira. Essas medidas abrirão caminho para outras definições que se fazem necessárias em ano de disputa da Série A2.
Mudanças na Diretoria
Com relação à composição para 2026, o presidente quer que permaneça dentro do grupo de gestão toda a atual diretoria. Até mesmo Marcos Moraes, responsável por mais de uma vice-presidência na temporada passada. Resta saber se Moraes, que recentemente, manifestou desejo de continuar sendo apenas mais um colaborador do clube mudará de ideia. Seria bom para o Guarani que ele continuasse na diretoria. Só elogios para o seu trabalho.
Situação de Eliomar
O presidente Jorge Antônio da Silveira acredita que o ex-presidente Eliomar comandará o futebol do Guarani nos próximos dois anos. “Alguém tem que fazer, então por que não uma pessoa de vasta experiência como ele? O Eliomar só quer que seja definida a situação dele no clube, principalmente em relação a futuros negócios”, declara.
Muita gente não entende
Para o presidente, muita gente não compreende como funciona o futebol. “Acham que o empresário, seja o Eliomar ou o outro, quer usar o clube para tirar jogadores. No caso do Eliomar, a proposta é bem ao contrário, ele quer defender o Guarani evitando que acabe perdendo atletas, principalmente, os menores, em negociações futuras”, afirma.
O percentual
A solução para a confirmação de Eliomar no comando do futebol rubro-negro parece residir na questão do percentual. O que fica para o clube e o que fica para o projeto a ser coordenado pelo ex-dirigente e ex-atleta do Guarani. Segundo o presidente, é basicamente isso. A proposta de Eliomar já foi apresentada na semana passada ao presidente e integrantes do Conselho.
Outras definições
Outra pauta importante é o calendário para as categorias de base. O presidente adianta que as categorias Sub-15 e Sub-17 devem jogar a Liga da Copa Serrana e as competições da Federação Gaúcha de Futebol. Já a equipe Sub-19, muito provavelmente, participará somente da Copa Serrana.