Alunos, professores e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Polegar, de Passo do Sobrado, estão de casa nova. Na última segunda-feira, 1º, as atividades da instituição de ensino passaram a funcionar no complexo onde funcionava a antiga Escola Rui Barbosa, na rua Gustavo Jorge Dettenborn.
Segundo o prefeito Edgar Thiesen, essa era uma demanda antiga. “Fazia tempo que estávamos em tratativas para a reforma, para conseguir abrigar as crianças. Precisávamos de mais espaço e melhor estrutura”, explica. A estrutura passou por melhorias, inclusive com a construção de salas de aula.
“Também terminamos com a batalha judicial entre a Prefeitura e a associação. Adquirimos uma parte do terreno que era da entidade e agora toda a área pertence à Prefeitura e os processos estão sendo liquidados de forma judicial”, acrescenta. Thiesen ressalta que as novas salas de aula vão assegurar mais qualidade no atendimento dos alunos da Emei Pequeno Polegar.
O primeiro dia de atividades envolveu momentos de integração e socialização das crianças com o novo ambiente. Além disso, os pais puderam visitar o novo espaço e conhecer a estrutura da escola. O prefeito ainda lembra que o complexo conta com ginásio e quadra de areia, além de área para horta e gramado, que as crianças poderão aproveitar, principalmente no verão.
Para os bebês e crianças com idades entre 1 e 2 anos, as salas amplas contam com brinquedoteca, além de acesso a pátio com brinquedos. “Os pais que estiveram lá [na Emei Pequeno Polegar] relataram que ficaram surpresos porque era um sonho ter uma escolinha organizada. Professores, monitores e servidores também estavam bem felizes. O complexo Rui Barbosa tem uma estrutura muito melhor do que a antiga escola e vai gerar mais conforto”, avalia o chefe do Executivo de Passo do Sobrado. A estrutura nova ainda conta com dois refeitórios, sendo um adaptado para atender os bebês.
Aprovação do Conselho de Educação
No dia 21 de junho, integrantes do Conselho Municipal de Educação visitaram o novo prédio da Emei Pequeno Polegar. Na oportunidade, eles verificaram que os apontamentos feitos na primeira vez que estiveram no local, em abril, foram atendidos e estavam em conformidade com a legislação do Conselho Municipal de Educação.
“Além de gerar maior qualidade para os alunos, que são a base e o que precisa para manter a escola, o espaço e o ambiente de trabalho favorece muito para que se tenha uma construção adequada da educação.”
EDGAR THIESEN
Prefeitura de Passo do Sobrado