Memórias da primeira auxiliar de enfermagem do posto de saúde

-

Foram incontáveis aplicações de vacinas, injeções, aferições de pressão arterial, coleta de sangue e curativos. Hoje aposentada, Nadir Celestina Ferreira, de 68 anos, tem na lembrança as contribuições como auxiliar de enfermagem com atuação em Passo do Sobrado e municípios vizinhos.
Ainda na década de 60, Nadir fez um curso no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. Trabalhou em laboratórios e bancos de sangue de hospitais da região, bem como em unidades de análises clínicas, conciliando empregos em dois locais, muitas vezes.
Nadir foi a primeira auxiliar de enfermagem contratada para trabalhar no Posto de Saúde de Passo do Sobrado, inaugurado em 1993. Ela atuou por 12 anos no local. “Na época a equipe era formada por três pessoas: eu, uma secretária e o médico”, comenta.
Nos primeiros anos, quem atendia era o clínico geral Paulo Abrahão, com cinco fichas de consultas médicas por dia. Depois de um tempo, outros médicos passaram a realizar consultas na unidade, com a inserção de especialidades como pediatria e ginecologia. “A gente trabalhava bastante, era muito diferente de hoje. Mas era gratificante ver que estávamos ajudando a melhorar o município”, complementa.
Nadir era responsável por todos os serviços de enfermagem do posto de saúde, como aferição de pressão, aplicação de injeções e vacinas e curativos. “Na época não existia gaze, fazíamos curativos com pedaços de camiseta”, recorda.
Ela também foi a primeira vacinadora de Passo do Sobrado. A grande maioria das crianças dos anos 90, hoje adultos com mais de 30 anos, fizeram o temido ‘pic’ no braço com Nadir.

Moradia

Natural de Passo do Sobrado, ela vive com a família há 28 anos na mesma casa. “As terras eram do meu pai, construímos quando a rua foi aberta”, diz. Casada com Mauro Tadeu Ferreira há quase 40 anos, Nadir é mãe de Tcharlie, 38 anos, e Willian, 32. Ela também tem uma neta, Isabella, 7.
Mauro trabalhou muitos anos como motorista da Prefeitura de Passo do Sobrado. O casal acompanhou e fez parte do crescimento do município em áreas diferentes. Nadir cita os avanços como a aquisição da sede da Prefeitura (que começou no salão paroquial) e a reforma da antiga casa do médico para o Posto de Saúde. A rua onde a família mora recebeu asfaltamento no ano passado. “O município cresceu bastante, tivemos muita evolução no ramo comercial e empresarial”, observa. Ela cita o número de estabelecimentos comerciais, principalmente do ramo agropecuário. “É um lugar bom de viver”, considera.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido