Foram incontáveis aplicações de vacinas, injeções, aferições de pressão arterial, coleta de sangue e curativos. Hoje aposentada, Nadir Celestina Ferreira, de 68 anos, tem na lembrança as contribuições como auxiliar de enfermagem com atuação em Passo do Sobrado e municípios vizinhos.
Ainda na década de 60, Nadir fez um curso no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. Trabalhou em laboratórios e bancos de sangue de hospitais da região, bem como em unidades de análises clínicas, conciliando empregos em dois locais, muitas vezes.
Nadir foi a primeira auxiliar de enfermagem contratada para trabalhar no Posto de Saúde de Passo do Sobrado, inaugurado em 1993. Ela atuou por 12 anos no local. “Na época a equipe era formada por três pessoas: eu, uma secretária e o médico”, comenta.
Nos primeiros anos, quem atendia era o clínico geral Paulo Abrahão, com cinco fichas de consultas médicas por dia. Depois de um tempo, outros médicos passaram a realizar consultas na unidade, com a inserção de especialidades como pediatria e ginecologia. “A gente trabalhava bastante, era muito diferente de hoje. Mas era gratificante ver que estávamos ajudando a melhorar o município”, complementa.
Nadir era responsável por todos os serviços de enfermagem do posto de saúde, como aferição de pressão, aplicação de injeções e vacinas e curativos. “Na época não existia gaze, fazíamos curativos com pedaços de camiseta”, recorda.
Ela também foi a primeira vacinadora de Passo do Sobrado. A grande maioria das crianças dos anos 90, hoje adultos com mais de 30 anos, fizeram o temido ‘pic’ no braço com Nadir.
Moradia
Natural de Passo do Sobrado, ela vive com a família há 28 anos na mesma casa. “As terras eram do meu pai, construímos quando a rua foi aberta”, diz. Casada com Mauro Tadeu Ferreira há quase 40 anos, Nadir é mãe de Tcharlie, 38 anos, e Willian, 32. Ela também tem uma neta, Isabella, 7.
Mauro trabalhou muitos anos como motorista da Prefeitura de Passo do Sobrado. O casal acompanhou e fez parte do crescimento do município em áreas diferentes. Nadir cita os avanços como a aquisição da sede da Prefeitura (que começou no salão paroquial) e a reforma da antiga casa do médico para o Posto de Saúde. A rua onde a família mora recebeu asfaltamento no ano passado. “O município cresceu bastante, tivemos muita evolução no ramo comercial e empresarial”, observa. Ela cita o número de estabelecimentos comerciais, principalmente do ramo agropecuário. “É um lugar bom de viver”, considera.