Há 20 anos, o Viveiro de Mudas Werle, de Passo do Sobrado, produz e comercializa mais do que plantas: oferece bem-estar, saúde e alegria para as pessoas. A empresa tem investido constantemente em aperfeiçoamento e tecnologia, o que fez com que o viveiro se tornasse referência no segmento no Rio Grande do Sul.
Entre as inovações está a implantação de um software que controla todas as necessidades das plantas, garantindo mudas uniformes e saudáveis, com irrigação inteligente, luz na medida certa, adubação correta e geração de lotes que permitem a rastreabilidade.
Uma estação meteorológica também foi instalada no local. Além disso, ações sustentáveis se destacam, com a captação da água da chuva e armazenamento em cisternas, para utilização na produção das mudas, e placas de energia solar.
Atualmente, são 20 mil metros quadrados de estufas. A expansão do negócio está nos planos para 2021, com a implantação de um viveiro entre Nova Petrópolis e Gramado, onde haverá atrativos paisagísticos, com tendências e novidades para quem busca a beleza das flores.
*Esta matéria foi originalmente publicada na revista Perfil Socioeconômico 2020, editada pela Folha do Mate.
LEIA MAIS: