Venâncio Aires - O Programa IPTU Verde de Venâncio Aires, que garante desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de iniciativas sustentáveis, encerrou o período de inscrições no fim de setembro. Foram 767 requerimentos finalizados, um crescimento de 60,5% em relação a 2024, quando foram registrados 478 pedidos. As solicitações totalizaram 2.049 práticas sustentáveis descritas, já que cada imóvel pode contemplar mais de uma medida ambiental.
O sistema fotovoltaico lidera entre os pedidos do IPTU Verde, presente em 560 inscrições, seguido de calçadas com acessibilidade (464), arborização (442), composteiras (397) e captação da água da chuva (186).
Nem todos os participantes alcançam o desconto máximo de 15%, que depende do cumprimento integral dos critérios previstos. Entre os que conseguiram ‘gabaritar’ as exigências está o casal Neusa Maria Schonarth Zeidler, de 62 anos, e Francisco José Zeidler, de 60 anos, que reside no bairro Gressler e assegurou o benefício para o IPTU de 2026, resultado de um conjunto de práticas sustentáveis adotadas ao longo dos últimos anos.
INCENTIVO QUE FAZ DIFERENÇA
Para Neusa, mais do que o benefício financeiro, o IPTU Verde representa reconhecimento por escolhas conscientes. “É um esforço que já compensa por si só, porque se vê o resultado. O desconto vem como presente”, afirma.
Além disso, ela incentiva outros contribuintes a também adotarem as iniciativas e colherem os benefícios. “Eu sempre ensino: a luz que tu apagas, tu não pagas. É assim que a gente aprende a cuidar da casa, do bolso e do planeta.”
A sustentabilidade no dia a dia da família
Como obteve o desconto máximo de 15%, a residência da família Zeidler reúne todos os itens exigidos pelo programa: painéis solares, captação de água da chuva, calçada com acessibilidade, arborização pública e composteira doméstica. Práticas, em sua maioria simples, que segundo Neusa, são fruto de uma consciência antiga. “Eu sempre gostei de cuidar da natureza. Trabalho de manhã e, quando chego, gosto de mexer no quintal, plantar aipim, flores. É um jeito de relaxar e de cuidar do que é nosso”, conta.
Uma das últimas novidades, o sistema fotovoltaico foi instalado em março e também já está fazendo a diferença no dia a dia da família. “No mês passado nem veio conta de luz. Agora, com o calor chegando, vai ser o primeiro verão em que vamos usar o ar-condicionado sem tanto medo”, brinca.
ÁGUA DA CHUVA E ADUBO NATURAL
Outro destaque da casa é o uso racional da água. A família armazena a chuva em reservatórios usados para limpeza, rega de plantas e até para a obra recente da piscina, que foi feita usando basicamente água reaproveitada. “A gente conseguiu poupar muito dessa forma”, explica a moradora do bairro Gressler.
Ela também mantém uma composteira, onde deposita restos de alimentos como cascas, erva-mate e pó de café. “Misturo com um pouco de terra e depois uso para plantar flores. Se todo mundo fizesse isso, ia ter menos lixo e mais vida nas plantas”, considera.
Solicitações em análise
O período para solicitar o desconto do IPTU Verde sobre o imposto de 2026 já encerrou. Atualmente, os 767 requerimentos formalizados até o último dia 30 estão em análise pela Prefeitura, processo que deve se estender até novembro. O caso da família de Neusa, citado nesta reportagem, está entre os que já foram avaliados e tiveram o desconto confirmado.