Você já deve ter chegado em casa e se sentido abraçado ou com algum outro sentimento especial. Para a arquiteta Tatiana Gullich, uma das formas mais eficazes de promover essa sensação nos espaços é por meio do poder das plantas. A profissional explica o conceito chamado de biofilia, que emerge a necessidade quase instintiva do ser humano de ter a natureza por perto. “E não é só porque fica bonito. É ciência”, afirma.
Estudos indicam que a presença de plantas no ambiente de casa ou do trabalho pode aumentar a produtividade em até 15% e reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade. “Quando combinamos diferentes folhas, cores e texturas com vasos de cerâmica ou fibras naturais, o ambiente ganha alma e personalidade”, destaca a arquiteta.
A bióloga Katiucia Rodrigues concorda e detalha quais as melhores espécies para quem deseja iniciar um pequeno jardim interno. “As melhores plantas para dentro de casa são as que se adaptam a ambientes fechados e exigem pouca manutenção”, orienta.
Segundo Katiucia, a escolha ideal depende das condições de luz, umidade, espaço e, principalmente, do tempo que o morador está disposto a dedicar aos cuidados. Para iniciantes e pessoas com rotinas corridas, cactos e suculentas são versáteis e exigem pouca manutenção, pois adaptam-se bem ao sol e necessitam de pouca água. Outra opção em alta é a zamioculca. “Ela é muito resistente, tolera pouca luz e, segundo o Feng Shui [uma das Cinco Artes da Metafísica Chinesa], atrai prosperidade”, destaca a bióloga.
Para locais com pouca luz, a jiboia é uma planta pendente que se adapta bem à sombra, preferindo locais com luminosidade indireta. “Ela é ideal para ambientes internos e pode, inclusive, ser cultivada dentro da água”, sugere. O lírio-da-paz é outra opção que não gosta de sol direto e é um dos favoritos para filtrar gases tóxicos.
Já a espada-de-são-jorge é cientificamente comprovada como uma planta que purifica o ar e filtra poluentes, sendo indicada para locais com maior poluição. Popularmente, também é conhecida por afastar energias negativas. A samambaia é outra indicação para purificar e umidificar o ambiente, trazendo uma sensação de bem-estar. Quando o tema é versatilidade, a palmeira-ráfia é muito utilizada tanto em ambientes internos quanto externos, pois se desenvolve bem em qualquer tipo de iluminação, do sol direto à sombra.
Benefícios
Ambas as profissionais concordam que os benefícios ultrapassam a decoração. Agrupar diferentes plantas cria a sensação de um ‘cantinho verde’, que melhora a qualidade do ar e ajuda a reduzir o estresse do dia a dia. Até mesmo o hábito de conversar com as plantas, embora sem um consenso científico, é visto como benéfico. “É uma forma de conexão com a natureza que pode aliviar o estresse. Experimentos sugerem que o cuidado e as palavras positivas impactam o desenvolvimento das plantas e também o nosso”, acrescenta a bióloga.