Principalmente nos últimos anos, Vale Verde tem ganhado destaque com a criação de empreendimentos turísticos, motivados pelas belezas naturais já existentes na região. Com a intenção de levar as pessoas para conhecer e contemplar os locais caminhando – de uma forma mais saudável, tranquila e próxima – a guia de turismo Michele Cristine Schulz, 38 anos, criou o projeto ‘Caminhos da Roça’.
Ela tem formação em Guia de Turismo pelo Senac de Porto Alegre e é também empreendedora do Café na Colônia na Chácara Tia Maria, que se localiza em General Câmara na divisa com Vale Verde. “Minhas raízes estão em Vale Verde onde moram meus pais e vou com muita frequência. Em 2007, fui eleita Rainha do Município onde representei minha cidade por dois anos com muita satisfação”, salienta.
Ela afirma que as caminhadas surgiram quando aprendeu a organizar roteiros no curso de guia de turismo e já tinha a experiência de receber grupos de caminhantes no Café na Colônia. A primeira edição do ‘Caminhos da Roça’ foi realizada em 11 de julho de 2021 e, até agora, já foram realizadas por sete vezes, sendo de no máximo 12 quilômetros percorridos. “As caminhadas acontecem em ciclos. Conforme a minha disponibilidade, já que temos outras atividades além desse projeto que é tão querido pra gente”, observa Michele.
O projeto é aberto para conhecer qualquer município da região, porém esse início tem o intuito de valorizar Vale Verde. Já foram feitas caminhadas intermunicipais e os participantes são moradores da região e também vindos de outros municípios. Alguns pontos já visitados pelo projeto são casas antigas na localidade de Dourados e Chácara da Figueira Gigante. Antes das caminhadas, o grupo participa de uma sessão de meditação para se ‘desligar’ dos problemas, respirar e viver de forma mais feliz. “Vale Verde tem meu coração. Temos muito a explorar ainda, respeitando os limites com muito amor”, finaliza.
“A minha intenção é realizar este trabalho de forma consciente, passando essa energia para os caminhantes. Sou protetora da natureza e desde sempre procuro não gerar lixo e passar essa consciência para as pessoas: cuidar e proteger nosso planeta.”
MICHELE CRISTINE SCHULZ – Guia de Turismo