Os eleitores têm pouco mais de um mês para definir os candidatos que vão governar o município pelos próximos 4 anos. Dentro do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, a Folha do Mate apresenta as propostas dos postulantes a prefeito e vice-prefeito de Vale Verde.
A partir de três temas pré-definidos pelo jornal, os candidatos Ricardo de Azeredo e Euzébio França, do PSB, e Carlos Gustavo Schuch (MDB) e Ricardo Froemming, o Feijão (PTB), apresentam seus principais projetos para as áreas de saúde, educação e economia.
No dia 15 de novembro, os 3.121 eleitores de Vale Verde irão às urnas para escolher prefeito e vice e também vereadores. Ao todo, são 32 candidatos ao Poder Legislativo.
Propostas de Gustavo e Feijão
Saúde
- De acordo com os candidatos, a saúde continuará sendo prioridade do governo. Eles propõem ampliar a disponibilização de exames, especialidades médicas e medicamentos na farmácia básica, assim como realizar mutirões de exames e consultas de especialidades.
- Outra proposta da chapa é melhorar ainda mais a frota de veículos da Secretaria de Saúde, com a aquisição de vans para o transporte de pacientes.
– Readequar a estrutura física do posto de saúde e reorganizar os grupos de hipertensos, diabéticos, fumantes e gestantes, entre outros, estão entre as propostas, com médico e equipe indo até as localidades. - Também estão entre as propostas a construção de uma piscina coberta com aquecimento para hidroginástica de idosos e portadores de necessidades especiais. Ainda, pretende-se ampliar as oficinas de patinação.
Educação
- Na área de educação, a chapa propõe a continuidade da oferta de educação de qualidade para os estudantes, com ampliação dos produtos locais na merenda escolar.
- Segundo Gustavo e Feijão, eles irão incentivar e apoiar a formação continuada dos profissionais da educação e também realizarão ampliação e melhorias em todas as escolas, como a construção da cobertura da quadra esportiva da Escola Nero Pereira de Freitas.
- Os candidatos também pretendem ampliar os laboratórios de informática e ciências, manutenção do programa de uniformes escolares para todos os alunos e distribuição de material escolar.
- Melhoria contínua do transporte escolar e ampliação das oficinas de danças, música, teatro, esporte também estão entre as propostas.
Economia
- Como forma de incentivo à agricultura, a chapa se propõe a ampliar e melhorar continuamente as máquinas da Patrulha Agrícola, com aquisição de escavadeira hidráulica, para que estejam à disposição da população.
- Entre as propostas estão a ampliação dos programas de incentivo de sementes e correção de solo e melhoria contínua na assistência técnica aos produtores, por meio de dias de campo e visitas nas propriedades.
- Incentivo e apoio para regularização de agroindústrias também estão entre os projetos, assim como busca de parcerias para a diversificação das propriedades.
- Os candidatos destacam que, assim como buscaram as empresas América Sociedade Avícola (ASA – Dália), Bendo Alimentos, Arla e Fábrica de Calçados, irão buscar outras empresas para geração de emprego e renda. Da mesma forma, incentivará a profissionalização dos munícipes, com cursos de capacitação.
Propostas de Ricardinho e Euzébio
Saúde
- Entre as propostas dos candidatos estão ampliar e melhorar o fornecimento de medicamentos da farmácia básica, retomando os atendimentos da farmácia durante o plantão da noite.
- A chapa também tem como objetivo remodelar a atuação e a gestão da saúde, ampliar e melhorar o acesso da população aos exames e consultas especializadas, a fim de garantir o atendimento humanizado, sem discriminação.
- Paralelamente, a chapa propõe ampliar o atendimento médico em todas as áreas da saúde, firmando convênios para serviços em especialidades como cardiologia e oftalmologia, entre outros.
Educação
- Os candidatos propõem a elaboração de um projeto junto com os docentes, para viabilizar a implantação de uma equipe de assessoramento pedagógico, para garantir a formação continuada dos educadores. Paralelamente, a proposta é criar e implantar uma política de valorização dos profissionais da educação.
- Entre as propostas também estão a revitalização de espaços de inclusão ampliando a oferta de atividades para o desenvolvimento intelectual, artístico e cultural. Da mesma forma, os candidatos propõem revitalizar as unidades escolares de acordo com as necessidades e priorizar a qualidade e variedade dos alimentos da merenda escolar.
- Estão entre os projetos, ainda, facilitar o acesso a programas de alfabetização de jovens e adultos e discutir com a comunidade a possível implantação de cursos técnicos profissionalizantes que atendam a necessidade e demanda local.
Economia
- Na área econômica, Ricardinho e Euzébio França pretendem seguir com a política implementada e iniciada no governo, quando estiveram à frente da prefeitura, de incentivar o comércio local e trazer novas empresas para o município, como, por exemplo, a Dália Alimentos, que ajudem diretamente na geração de emprego.
- Também estão entre as propostas agilizar e reorganizar as patrulhas agrícolas, realizar a manutenção e o melhoramento de todos os acessos a propriedades rurais e das lavouras para um melhor escoamento da produção primária e incentivar e realizar mostras e feiras rurais e de negócios, para valorizar o produtor rural e suas atividades. Além disso, a chapa propõe o incentivo e apoio à ampliação de agroindústrias.
- Facilitar o acesso junto a órgãos responsáveis, mobilizar a iniciativa privada e a sociedade civil para a recuperação de áreas degradadas e de nascentes e recuperar e preservar os mananciais do município para o uso racional dos recursos hídricos também estão entre as propostas.