(Card ilustrativo)
(Card ilustrativo)

Vale Verde - O Governo do Estado divulgou, neste mês, a lista dos 130 municípios habilitados a receber as unidades móveis do programa Carretas do Saber. Com investimento de mais de R$ 56 milhões, a iniciativa visa proporcionar acesso à qualificação e aumentar a empregabilidade local. Entre os contemplados está Vale Verde.

A ação está sendo executada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai RS), integrante do Sistema Fiergs. O convênio foi assinado em janeiro de 2025 pelo governador Eduardo Leite.

As carretas funcionarão como escolas técnicas móveis. Equipadas com salas de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais, as unidades serão deslocadas para os municípios contemplados para a oferta de cursos gratuitos na área industrial. Cada município terá duas turmas de 15 participantes. Segundo o Estado, o Carretas do Saber iniciará em 4 de novembro.

Foram selecionados com prioridade os municípios que não possuem vias asfaltadas ou com difícil acesso, sem escolas de formação (como Senai, Senac ou institutos federais), não contemplados em programas estaduais anteriores de qualificação e que optaram, como primeira opção, por cursos alinhados à demanda local.

Unidades disponibilizadas

Energia fotovoltaica, automação industrial, couro e calçado, usinagem CNC (produção de peças de alta precisão), alimentos, mecânica de máquinas agrícolas, construção civil, mecânica de veículos, mecânica de refrigeração, energias renováveis e soldagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo RS