Com a Netflix, ficou mais difícil escolher o que assistir naqueles dias em que o tédio é presença garantida. A vasta opções de filmes e documentários, às vezes confunde mais do que qualquer coisa, né!?
Por isso, resolvemos ajudar você, leitor, nessa difícil missão. De nada! Separamos uma lista com 15 documentários que você p-r-e-c-i-s-a assistir o mais rápido possível e, ó, tem opções para todos os gostos, mesmo!
Confira a lista:
1. Making a Murderer: O documentário conta a história de Steven Avery. Após ter passado 18 anos preso por um crime que não cometeu, ele consegue a liberdade devido a um exame de DNA que prova sua inocência. A história vira notícia e, quando está prestes a ganhar uma gigantesca indenização pelo Estado, Avery se torna o principal suspeito do assassinato da fotógrafa e jornalista Teresa Halbach.
2. Last Chance U: A primeira temporada da produção conta com seis episódios e mostra como o programa de futebol americano da East Mississippi Community College. Uma pequena universidade comunitária do leste do Mississippi, que ajuda os atletas a se recuperarem desde o âmbito profissional, passando pelo acadêmico e também pessoal.
3. Amy: Cheio de imagens caseiras, muitas vezes gravadas pela própria artista, o documentário traz depoimentos da cantora, de seus pais, do ex-marido Blake Civil Fielder, namorados, sua melhor amiga e amigos, produtores com os quais trabalhou e virou amiga, executivos das gravadoras e Tony Bennett, o último artista com quem trabalhou e de quem era fã.
4. She’s Beautiful When She’s Angry: é um documentário que conta um pouco sobre o movimento feminista entre 1966 e 1971. Feminicídio, estupro, sexualidade feminina, contracepção, aborto, esterilização, maternidade e liderança são alguns dos assuntos abordados por ele, coletando depoimentos de vários nomes importantes para o movimento.
5. Cidade de Deus – 10 anos depois: A produção investiga o destino dos atores que participaram do premiado filme, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. O documentário mostra os diferentes resultados, fruto do sucesso mundial do filme Cidade de Deus, na vida de cada um deles.
6. Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom: O documentário conta a história da onda de manifestações populares que tomaram conta da Ucrânia entre o final de 2013 e os primeiros meses de 2014. Os protestos pediam por mais integração entre a Ucrânia e União Europeia e culminaram com a deposição do então presidente Viktor Yanukovytch.
7. Alive Inside: Dan Cohen é o fundador da organização, sem fins lucrativos, Música e Memória. O grupo luta para provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória, trazendo identidade para pessoas depressivas ou com problemas de esquecimento. Este documentário mostra experiêncidas de vários americanos que testemunharam a diferença que a música faz.
8. McCullin: é um documentário que retrata não apenas o trabalho do fotógrafo Donald McCullin, com sua beleza e algo mórbido, mas, também, o lado cruel do trabalho fotográfico em meio a um conflito bélico, especialmente as consequências para o profissional.
9. Advanced Style: O documentário conta porque Ari Seth Cohen iniciou o blog – e de como suas fotos de senhoras estilosas de Nova York ajudaram a definir uma era. A partir daí, são narradas as histórias de sete mulheres, com idades entre 62 e 95 anos. Apesar de não se aprofundar muito em nenhuma delas, a produção dá um panorama de suas vidas, com um desfecho dramático.
10. Blackfish: A produção conta a história da baleia orca Tilikum, que matou diversas pessoas desde que passou a ser mantida em cativeiro. Para isso, reúne uma grande quantidade de filmagens de espetáculos e dos incidentes trágicos, além de entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas com a baleia de alguma forma.
11. Filha da índia: Em 2012, o estupro coletivo de uma estudante de fisioterapia de 23 anos chocou não apenas a índia, mas o mundo inteiro por conta da crueldade com a qual o ataque foi cometido. Depois de sair do cinema com um amigo, a indiana Jyoti Singh pegou um ônibus para voltar para casa quando foi surpreendida por cinco homens e um menor de 17 anos de idade. O documentário conta com entrevistas com o advogado dos homens envolvidos no estupro e com um dos autores do ataque.
12. Equipe Foxcatcher: Em 1996, John E. Dupont, herdeiro da fortuna da família DuPont, matou o lutador campeão olímpico David Schultz. Equipe Foxcatcher nos leva à história real por trás dos eventos ocorridos na Fazenda Foxcatcher, contados por quem esteve lá. Com cenas inéditas e relatos em primeira mão de antigos colegas, treinadores e família, os detalhes inquietantes do relacionamento de DuPont com seus recrutas vem à tona.
13. Deep Web: Dirigido por Alex Winter, esse documentário traz ao espectador os bastidores do caso da prisão do criador do controverso site ‘Silk Road’, que acabou por se tornar um mercado paralelo online de drogas e de diversos produtos ilegais. Seu criador, o americano Ross Ulbricht, foi preso em uma operação realizada pelo FBI em 2013 e, depois, acabou condenado a prisão perpétua.
14. Eu sou Ali: O documentário mostra Ali nos ringues, assim como em momentos da vida pessoal. A produção traz, ainda, entrevistas com suas filhas, filho, ex-mulher e irmão, além das lendas da comunidade do boxe como Mike Tyson, George Foreman e Gene Kilroy.
15. Cosmos – A spacetime odyssey: Apresentado pelo divulgador científico e astrofísico americano Neil deGrasse Tyson, é como se fosse uma segunda parte do documentário de 1980, apresentada por Carl Sagan. Apesar do nome, o documentário não fala somente de assuntos além de nosso planeta Terra, pois considera que tudo está intimamente interligado, enquanto somos levados por uma viagem pelo tempo e pelo espaço através da ‘nave da imaginação’