O Enem foi realizado no último final de semana e entre as já conhecidas reclamações, estava o tema da redação desse ano: publicidade infantil. Muitos alunos, por mais que tenham estudado de forma demasiada, foram pegos de surpresa e na hora de produzir o texto, não souberam ao certo sobre o que falar e como contextualizar a temática.
No dia de hoje, a frase ‘Como fazer uma boa redação’ está entre as mais buscadas no ranking do Google e, por isso, resolvemos contribuir com algumas dicas, para sanar essa dúvida. Confira:
1- Leia o enunciado calmamente. Muitas vezes, as informações necessárias e que podem ajudar na construção do texto estão ali.
2- Não copie informações do enunciado. Elas servem para ajudar e para demonstrar o que a redação pede, mas não devem ser copiadas.
3- Tenha cuidado com a ortografia. Acentos, pontuação e concordância são de extrema importância para uma boa redação e, além disso, são coisas que contam e muito na hora da avaliação do texto.
4- Faça a redação com calma. Leia e releia quantas vezes forem necessárias. Nossos olhos, em alguns momentos, se acostumam com o que está escrito e, por isso, algum erro pode passar despercebido.
5- Não fuja do tema. Não fale sobre outras coisas que não possuem associação com o que foi sugerido.
6- Divida o texto em paragráfos diferentes. No primeiro, dê uma breve introdução do assunto, contextualizando o tema em seu contexto histórico. No segundo e terceiro paragráfo, fale sobre o que você sabe a cerca do tema, bem como sua opinião e seu posicionamento sobre ele. E, no último, faça uma conclusão sobre o assunto, falando o que podemos fazer para mudar ou melhorar a situação ou, dependendo do caso, o que aprendemos com a situação caso ela já tenha ocorrido.
7- Pense na pessoa que irá corrigir sua redação. Ela precisará entender o que você quis escrever, sem ter como te consultar para tirar dúvidas. Dessa forma, é possível ter maior controle sobre o que e como o seu pensamento e opiniões serão descritos.
8- Treine em casa. No tempo livre, escreva sobre qualquer assunto. Com o passar do tempo, você irá perceber que a redação não é um bicho de sete cabeças e que pode ser bem útil para o futuro.
Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e boa sorte!