Conforme explicam a assistente de negócios (pessoa física), Cintia Goergen, e a gerente de negócios (pessoa física), Josiane Kaufmann, do Sicredi Vale do Rio Pardo – unidade de Venâncio Aires, é preciso definir quais são os sonhos e quais as metas a serem atingidas, para, então, tornar realidade. “Descreva-as e faça uma análise da sua situação financeira atual e, então, organize seus ganhos e gastos, lembrando sempre de fazer uma reserva financeira para situações de emergência, além das economias relacionadas ao sonho”, indicam.
> Como tirar os sonhos do papel?
1º passo:
“O primeiro passo é o entendimento e conhecimento da sua vida financeira, através de um levantamento dos reais ganhos e despesas mensais e anuais, individuais ou da família.”
2º passo:
“Definir quais são os seus sonhos, quais serão os prazos e quais as estratégias a serem tomadas para a concretização dos mesmos.”
3º passo:
“Orçar, buscar o valor real para o atingimento do objetivo, conscientizar-se de que a importância está em direcionar seu dinheiro para a realização pessoal. Para isso, é necessário priorizar as contas mais importantes e adequar as despesas de acordo com sua estrutura financeira.”
4º passo:
“Poupar. Citamos, então, algumas formas de poupar que não sejam necessariamente guardar dinheiro. Uma delas é buscar produtos e mercadorias com descontos na hora da compra; outra, é refletir sobre a real necessidade de aquisição antes de sair comprando, pois o produto pode tornar-se ocioso e isso seria desperdiçar. Escolher o melhor meio de pagamento, dinheiro ou cartão, também é importante, e, principalmente, respeitar seus limites. Livrar-se das dívidas, relacioná-las, priorizá-las e saldar as mesmas de forma que, no final, sobrem recursos a serem poupados e transformados em sonhos.”