Para que um filme desperte a atenção de quem está do outro lado da tela, não basta ter um grande elenco, efeitos e trilha sonora. O que nos atrai é o contexto geral da produção.
Porém, muitas vezes não sabemos que a inspiração daquele enredo provém de histórias já contadas nos livros. Obras que são reproduzidas para a tela de cinema e que nos envolvem pela riqueza de detalhes audiovisuais.
Por isso, estamos dando algumas sugestões que devem fazer parte da sua lista de filmes.
1- Ie Hard (1988)
Não é apenas o clássico de Bruce Willis Natal baseado em um livro, mas nada dura para sempre é realmente uma sequela de The Detective, que foi transformado em um filme de 1966 estrelado por Frank Sinatra. Eles fizeram algumas mudanças na história para que ela não chocasse com o filme original – por exemplo, no livro o nome do personagem principal é Joe Leland, não John McClan
2- Forrest Gump (1994)
Forrest Gump, o romance não era de todo conhecido antes de se tornar o sucesso maciço, Oscar-winning filme. Era também bastante diferente – no livro, Forrest usa linguagem profunda, e o autor originalmente queria que ele fosse interpretado por John Goodman.
3- Mean Girls (2004)
Tina Fey leu Queen Bees & Wannabes – um livro de auto-ajuda para pais cujas filhas estão passando pela escola – e pensou que tinha o potencial de ser transformado em um filme. Fey veio com a história e personagens própria.
4- Jurassic Park (1993)
A versão do livro de Jurassic Park realmente se originou como um roteiro, que o autor Michael Crichton escreveu sobre um aluno que recriou um dinossauro. Ele decidiu mudar a história depois que ele decidiu que recriar dinossauros seria um empreendimento acadêmico irrealista, e só faria sentido se ele veio de “um desejo de entreter”.
5- Howl’s Moving Castle (2004)
O clássico do estúdio Ghibli foi baseado em um romance da escritora britânica Dianna Wynne Jones – o romance é o primeiro de uma série de três. Existem várias diferenças entre o filme e o livro, já que o autor não teve nada a ver com a produção do filme.
6- Shrek (2001)
Você seria perdoado por pensar Shrek – e suas muitas, muitas seqüências e spinoffs – era uma criação original de DreamWorks, mas não. é baseado em um livro ilustrado em que um ogre aterrorizante acidentalmente salva uma princesa. O filme ganhou o primeiro prêmio da Academia pela Melhor Animação.
7- Legally Blonde (2001)
Yup, o clássico de Reese Witherspoon foi realmente baseado em um romance. A autora, Amanda Brown, escreveu o livro sobre sua experiência de estudar na Stanford Law School. Essa é a grande diferença entre o livro eo filme – o livro está em Stanford, não em Harvard.
8- Pitch Perfect (2012)
Semelhante a Mean Girls, Pitch Perfect foi baseado em um livro de não-ficção. Foi escrito por um editor sênior da GQ, que passou uma temporada seguindo grupos de colegiados em todo o país.
9- Mrs. Doubtfire (1993)
A adaptação cinematográfica de Madame Doubtfire segue muito bem o romance para jovens adultos de Anne Fine – com uma importante exceção: no livro, as duas crianças mais velhas reconhecem imediatamente sua nova babá como seu pai disfarçado. Apenas sua irmã mais nova e mãe estão convencidos de que é realmente ~ Madame Doubtfire ~.
10- Goodfellas (1990)
O gângster clássico Goodfellas é realmente baseado em um livro de não-ficção escrito pelo jornalista Nicholas Pileggi. Ele conta a história de Henry Hill, um informante que já foi membro da Máfia. O diretor Martin Scorsese acreditava que o livro seria o retrato mais honesto de gangsters da vida real que ele já tinha lido.
Assista, você vai se surpreender!