Hoje é o nosso dia! Dia daqueles que acordam cedo, dormem tarde, passam o fim de semana com a cara nos livros e muitas vezes deixam de sair e curtir a vida para se dedicar aos estudos. Sim, é Dia do Estudante!

Investir nos estudos é investir no futuro, e, pra quem sonha com uma educação de qualidade, um Brasil melhor e uma sociedade mais justa, se dedicar ao conhecimento geral é de extrema importância! Para te ajudar nesta jornada, conversamos com alguns estudantes que têm dicas incríveis sobre uma rotina de estudos mais organizada e prática. Olha só:

ORGANIZAçãO é ESSENCIAL NA HORA DE ESTUDAR

Foto: Divulgação / Na Pilha!Estudante de Técnico em Enfermagem, Fabiano Lenz mantém uma rotina de estudos super organizada
Estudante de Técnico em Enfermagem, Fabiano Lenz mantém uma rotina de estudos super organizada

Estudante do terceiro semestre de Técnico em Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fabiano Lenz pretende ser enfermeiro e estudar a promoção da saúde. Para isso, ele mantém uma rotina de estudos muito bem organizada. “Costumo ir por etapas, levando em conta que sempre tenho muitos conteúdos em apenas uma prova”, explica. “Então, tento dividi-los para tornar tudo mais simples”.

Para uma melhor organização, Fabiano revela que sempre escreve os conteúdos. “Acredito que uma boa maneira de absorver os assuntos é escrevendo eles a mão e fazendo resumos pra ler na idade à faculdade, ao trabalho e afins”, diz. “Geralmente não falha!”. Além disso, estudar com os colegas também é válido. 

Segundo o estudante, fundamental mesmo é manter o foco e não deixar tudo para o último dia. “Se a prova está marcada para uma semana, é muito importante que o estudo comece desde o momento em que foi marcada, pois às vezes a gente acaba não conseguindo resolver tudo que precisa para ir pronto”, aponta.

Para quem quer mudar seus hábitos e ser mais organizado, Fabiano aconselha: tenha um lugar específico para estudar, com materiais da aula e livros sempre à mão. “Usar bem o tempo e ficar por dentro de datas e horários de aulas e trabalhos também pode facilitar bastante”, afirma ele. Para relaxar a mente, o estudante aposta em outras leituras além das exigidas para as aulas. “Isso faz com que a gente não se preocupe mais que o necessário”, diz.

Dicas do Fabiano:

– Ler o cronograma das aulas e se adiantar quanto aos conteúdos;- Usar a internet de forma consciente pode ser uma maneira de estudar: tente acessar canais de ensinos médios e bibliotecas online.- Aproveitar o celular e torná-lo um item útil também para os estudos é de extrema importância: eletrônicos podem ser, sim, plataformas de ensino.

PARA IR BEM NOS ESTUDOS: LIVROS E UM BOM CHIMARRãO

A acadêmica de Direito e professora de inglês Jordana Rex, 22 anos, relata que, normalmente, estuda um ou dois dias antes da avaliação e que gosta de fazer isso com base no conteúdo que foi passado em aula pelo professor e, também, com o apoio de bibliografia. “Faço resumos escritos de todos os conteúdos da matéria que serão avaliados na prova e o leio no máximo duas vezes.” 

Foto: Divulgação / Na Pilha!Jordana não dispensa um bom chima na hora de ficar grudada nos livros
Jordana não dispensa um bom chima na hora de ficar grudada nos livros

Jordana explica que gosta de estudar no período da manhã. Quando isso não é possível, a acadêmica acorda bem cedo, por volta das 4h, e estuda o conteúdo que cairá na prova do dia. Segundo ela, dizem que o horário entre às 4h e às 6h é um dos melhores para conseguir absorver o que estudamos de forma mais clara e precisa. Então, com os resumos já prontos, a acadêmica lê suas anotações e reforça os pontos que não foram bem compreendidos.

Para Jordana, pesquisa e concentração são fundamentais na hora de estudar. Conforme a professora de inglês, ter um bom livro ou um material fundamentado com o conteúdo que cairá na prova sempre é uma ótima ferramenta de estudo. Jordana relata que precisa, particularmente, escrever resumos ou explicações da matéria para realmente conseguir absorver o que aprendeu. “Gosto de ter uma boa fonte de pesquisa para estudar e para conseguir aprender de forma correta”, ressalta.

Dicas da Jordana:

Jordana destaca que sempre precisa de um bom chimarrão para acompanhá-la nos momentos de estudo. “Tomar a nossa bebida tradicionalista me ajuda a ter mais concentração.” Além do ‘chima’, a acadêmica gosta de utilizar canetas coloridas e destacar tudo o que for importante com marca textos para focar e chamar a atenção de forma mais rápida. Outra sugestão de Jordana, é fazer anotações durante as aulas, bem como assistir vídeo aulas pelo YouTube. “São coisas simples, mas que certamente facilitam.”